21 de dezembro de 2024
Cidades

Empossados integrantes do Conselho Superior de Inovação

Governador e Vice durante posse do Conselho no Palácio das Esmeraldas (Foto: Samuel Straioto)
Governador e Vice durante posse do Conselho no Palácio das Esmeraldas (Foto: Samuel Straioto)

Tomaram posse nesta segunda-feira (16) em solenidade no Palácio das Esmeraldas, os integrantes do Conselho Superior de Inovação, que acompanhará a execução do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás – Inova Goiás.

O Conselho é composto por diferentes membros do governo, de universidades, empresários, políticos. Os componentes são de Goiás e também de outros estados. A cada seis meses eles se reunirão. O Conselho será presidido pelo vice-governador e secretario de Desenvolvimento, José Éliton Júnior (PSDB).

Durante a posse foram lembradas algumas das 40 ações do programa de inovação, entre elas o aplicativo Ipasgo Fácil o Cartão Rural, o Conecta SUS, e algumas linhas de pesquisa na Federação de Amparo a Pesquisa de Goiás. Estão previstos investimentos da ordem de R$ 1 bilhão no Inova Goiás até 2018.

“O programa (Inova Goiás) é voltado para uma mudança no comportamento, agregação de valor, tecnológica de tudo que estamos fazendo, na saúde, segurança, parcerias com universidades. Foco em ações que possam garantir melhorias para a população” relata o governador Marconi Perillo (PSDB).

Durante a posse do conselho, o governador trouxe a novidade de que em breve pretende se lançar o programa Goiás Sem Fronteiras, que será uma versão similar do programa do governo Federal, Ciência sem Fronteiras.

Cuidados com as finanças

Estão previstos investimentos da ordem de R$ 1 bilhão na plataforma Inova Goiás até 2018. De acordo com o vice- governador, José Éliton Júnior, cuidados foram tomados desde quando o programa foi elaborado para evitar que cortes ocorressem em projetos em andamento.

“Tivemos um cuidado na elaboração do programa, quando na definição de diversas fontes de financiamento já foi feita com base no ajuste fiscal promovido pelo governo, com base na projeção de crise que deve ser agravada no primeiro semestre do ano que vem”, explicou o vice-governador José Éliton Júnior.

Empossados

O vice-governador e secretário José Eliton que é o presidente do conselho. Maria Zaira Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação, ex-governador do DF e senador da República; e Jorge Gerdau, empresário e presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo.

Também tomaram posse: Milton de Abreu Campanário, economista e membro do Conselho Científico do Núcleo de Política e Gestão da Tecnologia (PGT) da Universidade de São Paulo (USP); Vanderlei Salvador Bagnato, pesquisador e coordenador da Agência USP de Inovação; Wolmir Therezio Amado, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás); Orlando Afonso Valle do Amaral, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG); Haroldo Reimer, reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Cristiano Roriz Câmara, presidente da Organização Jaime Câmara; e Thiago Peixoto, economista, deputado federal licenciado e secretário de Gestão e Planejamento.


Leia mais sobre: Cidades