24 de dezembro de 2024
Leandro Mazzini

Embaixadas alertam estrangeiros para sair do Brasil

Não foi só por compromissos que o presidente da FIFA, Joseph Blatter, viajou para a Europa em meio à Copa das Confederações. Desde Segunda, as principais Embaixadas em Brasília e escritórios de dezenas de países emitem alertas sigilosos para seus compatriotas deixarem o Brasil, diante da crescente onda de protestos e violência nas capitais e interior. A coluna teve confirmação de dois casos, um dos Estados Unidos e outro de país do Oriente Médio. Embora haja esforço do governo para manter a ordem, há preocupação das outras nações, que comparam os protestos aos da Primavera Árabe.


Debandada

Um empresário carioca que saiu de Brasília, ao chegar na Sexta à noite à Barra – foco de protestos e vias fechadas – constatou ainda que os hotéis sofreram debandada.

Hackers

Na Sexta, os grandes provedores de internet do País tiveram dificuldades nos sinais. Não foi divulgado, mas há forte suspeita de atuação do grupo de hackers Anonymous.

Tristeza

Faz parte do jornalismo e do mercado de comunicação. As emissoras brasileiras estão lucrando com a venda, para o exterior, das imagens de baderna nas capitais.

Cofre online

Surgiu no Grupo de Trabalho pela Minirreforma Eleitoral, na Câmara, uma emenda ao pacote de lei – que vai à análise – que permite propaganda eleitoral paga por político ou partido nos websites, a partir de 5 de Julho em ano de eleição. Foi lobby forte dos advogados do Google e Facebook.

Povo bem na fita
Cenas boas: as de Brasília na abertura da Copa rodaram o mundo. Cerca de 100 redes de notícias acompanharam, por 30 dias, os eventos relacionados às Confederações. O relatório foi entregue ao GDF pela European Broadcasting Union.

Em rede
Países dos cinco continentes divulgaram imagens da capital federal – monumentos, cotidiano e arena. Entre elas BBC, CCTV da China, NHK Japão, Israel Broadcasting Autority, TTG Mídia Group da Austrália, PCP México.
TV não viu
No pacato bairro do Limão, em São Paulo, distante dos locais dos protestos, a bandidagem fez a festa com assaltos, depredações e invasões de comércio na Quinta.
Pai, tô na TV
Filhos de parlamentares e empresários, que moram no exterior, avisaram por telefone que estavam nos protestos na Ásia, EUA e Oceania.
Cadê?
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) aos brados, do plenário, desabafou: o governo perdeu o rumo, não tem um negociador.. mas, calma, é na votação do Fundo de Participação dos Estados. ‘De 39 ministros não sobra um que venha debater’.
Bolão
Luis Paulo Rosenberg, o economista e vice-presidente do Corinthians, traçou uma estratégia ousada: quer levar o Timão a figurar entre as 20 mais valiosas marcas de times da Forbes no mundo. Tem feito palestras para detalhar o plano a investidores.
Gritaria maturada
pelo menos em Brasília, jovens que foram à Esplanada e se conheceram começam a se organizar para debater. reunião acontece hoje. PASSAR do romantismo para a racionalidade. a formidável manifestação popular, diz Otávio leite.
Segundo tempo

No anúncio em rede na Sexta, a presidente Dilma deu um chute involuntário na canela do antecessor, Lula, ao dizer que o dinheiro dos estádios foi de financiamento (BNDES) e será ressarcido – é que ele garantia sempre que não haveria dinheiro público.

Solidão
Um amazonense de Coari alterna os dias se acorrentando num poste perto do STF em protesto contra o prefeito de sua cidade, alvo da Justiça.

Na rede
Circula na internet a petição online ‘Sou contra a PEC 37’, que espreme o MP. Os simpatizantes podem assiná-la no website HTTP://www.avaaz.org.
Ponto Final
Saldo levantado pela ONG Repórteres Sem Fronteira no Brasil: 20 jornalistas feridos nos protestos.
_________________________________________________________
Com Maurício Nogueira e Adelina Vasconcelos


Leia mais sobre: Leandro Mazzini