Desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), o programa Produtor de Água promove a prática de conservação e conservação do solo por meio da redução de processos como erosão e assoreamento dos mananciais em áreas rurais. Diante disso, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) auxiliar ações que integram produtores rurais goianos ao programa.
A adesão ao Produtor de Água é gratuita e prevê ações como construção de terraços, bacias de infiltração, readequação de estradas vicinais e reflorestamento de áreas de proteção permanente e reserva legal. Com a homologação concedida pela Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), 36 produtores rurais de Ouro Verde e Nerópolis passaram a integrar o programa.
“Para serem homologados, os produtores precisam primeiramente apresentar os documentos necessários”, explica o engenheiro agrônomo da Unidade Regional da Emater Rio das Antas, Pedro Américo Carneiro, sobre o processo de inclusão. Segundo Pedro Carneiro, também são analisadas ações de preservação e conservação executadas no local por parte de técnicos, além de outros critérios exigidos pela ANA.
Até o momento, três dos seis técnicos contratados por meio de parceria entre a Emater e Saneago iniciaram os trabalhos de análise das propriedades rurais incluídas no programa. A previsão é de que as ações também auxiliem no desenvolvimento produtivo e social do produtor rural.
Leia mais:
- Safra de grãos caiu 11% em 2016, primeira queda em 6 anos
- Menos de 1% das propriedades agrícolas detém quase metade da área rural no país
Leia mais sobre: Cidades