07 de agosto de 2024
Pequi sem espinho?

Emater abre inscrição para agricultores e viveristas adquirirem mudas de Pequi sem espinhos

A instituição irá ofertar lotes com seis mudas enxertadas, com e sem espinhos, pelo valor de R$ 150. Saiba como se inscrever!
Para conseguir as mudas de pequi sem espinhos é preciso ter cadastro no Renasem ou Pronaf. Foto: Embrapa
Para conseguir as mudas de pequi sem espinhos é preciso ter cadastro no Renasem ou Pronaf. Foto: Embrapa

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) abriu edital para inscrição dos interessados em adquirir mudas de pequi sem espinhos. O objetivo é favorecer a fecundação cruzada entre as espécies na natureza e produzir frutos de maior qualidade. O prazo para cadastro vai de 10 a 31 de outubro, no site da Emater.

A parceria entre a Emater e a Embrapa Cerrados disponibilizará lotes com seis mudas enxertadas, sendo 3 cultivares de pequizeiros com espinhos e 3 sem espinhos, pelo valor de R$ 150. Para se inscrever, basta acessar a página da Agência, clicar na opção “Aquisição de pequi” e preencher os formulários.

Para adquirir as mudas de pequi sem espinhos, os interessados devem ter inscrição ativa no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) ou cadastro de acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por meio do Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF/DAP). Cada viveirista poderá retirar de cinco a dez lotes por CNPJ, e agricultores familiares poderão adquirir até dois lotes por CPF.

Depois de se cadastrar no site, os contemplados com os lotes de mudas serão comunicados sobre os trâmites de aquisição. De antemão, produtores e viveiristas residentes no Estado de Goiás terão prioridade. A retirada está prevista para o mês de dezembro, na sede da Emater, em Goiânia.


Leia mais sobre: / Notícias do Estado

Comentários