09 de janeiro de 2025
Política

Em visita à Goiânia, presidenciável defende corte de ministérios

O candidato à presidência da República pelo PSDC, José Maria Eymael, durante passagem por Goiânia, criticou o número de ministérios no governo federal.

 

O democrata argumentou que 39 ministérios é um número exagerado. Caso eleito, ele pretende realizar a junção de diversas pastas.

O Diário de Goiás questionou quais seriam as pastas a serem cortadas. De forma bem humorada, assim respondeu o presidenciável: “ E você acha que eu vou dizer, depois os adversários vão descobrir e copiar a ideia”, destaca Eymael.

Por outro lado, o candidato promete ao reduzir as outras pastas, a criação de duas: o ministério da Família e o de Segurança Pública.

Ministério da Família:

O presidenciável  destaca que o Ministério da Família já existe em grandes nações do mundo,  por exemplo, Alemanha, Canadá, Austrália, Portugal.

Segundo Eymael este ministério se caracteriza por formular políticas públicas para defender valores e atender as necessidades da família.

Cita como exemplo de politica pública neste ministério, a educação inclusiva. “Nós temos milhões de crianças no Brasil, portadores mentais, de necessidades especiais, e não há uma política clara parar defender a inclusão destas crianças”, destaca Eymael.

Ministério da Segurança Pública:

Eymael reclama que falta uma política uniforma na área de segurança pública. Ele sugere a criação deste ministério para gerenciar políticas para este campo.

“Hoje não temos uma política nacional de segurança publica. As inteligências não conversam entre si. Você não tem um programa integrado na área de segurança pública. Para gerenciar este sistema queremos criar o ministério da segurança”, argumenta o candidato do PSDC.

Quadro Eleitoral:

O presidenciável admitiu as dificuldades da campanha, já que detém pouco espaço na mídia. Mesmo assim, ainda acredita que possa chegar ao segundo turno.

“Na verdade a Democracia Cristã é a grande alternativa para o país. A pesquisa Ibope revela um dado conclusivo, nem Marina, nem Aécio tem condições de vencer Dilma” descrevo candidato.

Eymael ainda fez comparações com Marina Silva.” A candidata do PSB foi duas vezes senadora, ou seja, 16 anos como senadora. Apresentou  73 propostas, aprovou somente 3. Já eu somente no meu primeiro mandato:  apresentei 354 propostas , 145 aprovadas contra  apenas 3, argumenta Eymael.

Jingle:

No começo da campanha, o candidato do PSDC, José Maria Eymael, dizia que pouco utilizaria o jingle. No entanto, nos últimos dias a situação foi diferente. O jingle voltou para a campanha.

O jingle de Eymael ficou conhecido devido ser uma marchinha de carnaval e que começa  dizendo EY Ey Ey mael, um democrata cristão.

Questionado pelo Diário de Goiás sobre a volta do jingle a campanha. O presidenciável respondeu em  tom bem humorado.

“ Estabelecemos uma estratégia. No primeiro 1\3 do programa eleitoral só usaríamos conteúdo. Nosso tempo é restrito. 45 segundos contra 11 minutos. A força de 45 segundos que pode derrotar o vazio de 11 minutos. Nos 2\3 restantes, nós introduzimos o jingle. Ele tem a missão de popularizar a constituição brasileira e exigir que ela seja cumprida, destaca Eymael.

Quanto ao cumprimento da constituição, alguns exemplos já existentes na lei são citados pelo candidato, como:  concessões de bolsas de estudos, o corte de supersalários. Na área da saúde, defende que o Brasil tem um dos melhores modelos do mundo, mas que não é tão bem executado.

Presidenciáveis em Goiás:

Eymael foi quinto candidato à presidência da Repúblical a vir a Goiás nestas eleições e foi o terceiro a vir à Goiânia.

A primeira a vir ao estado foi Marina Silva, ainda como vice de Eduardo Campos, no dia 6 de julho. Data o início da campanha eleitoral. O PSB havia decidido começar a campanha pelas cidades do entorno do Distrito Federal.

No dia 12 de agosto, a candidata do PT, Dilma Rousseff cumpriu agenda mista: de governo e de campanha ao mesmo tempo, na cidade de Anápolis. Ela vistoriou a Ferrovia Norte Sul e foram gravadas imagens da ferrovia para o programa eleitoral.

No dia 5 deste mês, a candidata do PSOL, Luciana Genro cumpriu uma série de compromissos de rua, na capital goiana. 

Na última terça-feira (9) foi a vez do tucano Aécio Neves que participou de reunião politica ao lado do governador de Goiás, Marconi Perillo, no Tatersal de Elite do Parque de Exposições Agropecuárias da Nova Vila.

 

 


Leia mais sobre: Política