De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Norte, Nordeste e Centro-Oeste aumentaram a produção industrial brasileira ao longo de uma década. A informação é da Agência Brasil.
Segundo a agência de notícias, na região Sudeste, São Paulo foi responsável pela retração do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria, e Rio de Janeiro e Minas Gerais aumentaram a participação produtiva. Para divulgação desses dados, foi feito um estudo sobre o setor nos 27 estados do Brasil.
O levantamento, realizado entre 2001 e 2011, aponta que o Norte aumentou 1,9%, o Nordeste, 0,6%, e Centro-Oeste, 1,3% de participação no PIB da indústria. Enquanto o Sul teve queda de 2,1% e o Sudeste, de 1,7% na participação.
O estudo foi feito com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério do Trabalho.
ESTADOS
São Paulo foi o estado que mais registrou queda na participação, com 7,7%. Em seguida, o Rio Grande do Sul, com 1,2%. Paraná é o terceiro da lista, com 1%, e Bahia, o último, com 0,2%.
Já os estados que mais contribuíram para o aumento de participação são o Rio de Janeiro, com 2,5%, Minas Gerais, com 2,2%, Tocantins, 1,5%, Espírito Santo, 1,2% e Goiás, com 0,5%.
Ainda segundo a agência de notícias, para o gerente de Pesquisa da CNI, Renado da Fonseca, São Paulo é responsável por 31,3% do PIB da indústria e essa queda tem relação com a saturação como grande centro. O gerente explica que “regiões tradicionalmente menos industrializadas oferecem, além de espaço para crescimento, um mercado de consumo formado recentemente em função do aumento de renda”.
Leia mais sobre: Economia