A Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou a testagem em massa da população para Covid-19. Desde a segunda quinzena de julho, exames estão sendo realizados em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até esta semana, as UBS’s fizeram mais de 12 mil coletas para o exame RT-PCR.
O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, exalta os números alcançados na cidade. “Já realizamos, desde 22 de abril deste ano, mais de 84 mil exames do tipo RT-PCR e as 40 UBS’s de Aparecida são parte essencial dessa trajetória que tem se mostrado eficaz para enfrentarmos a pandemia com mais segurança para a população”, destaca.
O superintendente de atenção a Saúde, Gustavo Assunção, alerta para a necessidade em procurar atendimento nos primeiros sintomas. “Ao menor sinal do sintoma mais leve que for, procure um atendimento a Unidade Básica de Saúde, reforçando assim o principal papel da atenção primária”.
Gustavo também lembra que em casos de sintomas leves, o cidadão deve procurar as UBS’s e não as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “As UPA’s estão aptas para atender pacientes de casos moderados a graves”, sublinha. “Todas as nossas 40 UBS’s estão aptas a fazer esse atendimento, caso a unidade que procurou não tenha coleta, será encaminhado para uma que realize a coleta”, completa.
Além das UBS’s, os testes RT-PCR são realizados nos três drive-thrus – Cidade Administrativa, Jardim Boa Esperança e Setor Garavelo – (este terceiro foi implantado nesta semana) e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade (Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant). Ao todo, até está quinta-feira, 27, foram feitos 84.389 testes em toda a cidade.
UBS’s que fazem coletas
As sete UBS’s que realizam a coleta de material em Aparecida de Goiânia, são a Expansul, Jardim Tiradentes, Pontal Sul, Garavelo Park, Santa Luzia, Buriti Sereno e Independência Mansões. Há também o agendamento pelo número 0800-646-1590.
Os resultados ficam prontos em até 48h e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar no site do laboratório o resultado. Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e encaminhado para o monitoramento pela Telemedicina da SMS.
Números de um mês de testagem nas UBS’s
A chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, relata que, dos 12 mil testes realizados até aqui, 4.552 foram positivos para a Covid-19, sendo 1.131 da UBS Expansul, 1.047 da Tiradentes, 935 da Independência Mansões, 516 da Garavelo Park, 376 da Santa Luzia, 343 da Pontal Sul e 204 da Buriti Sereno.
Ela afirma que a iniciativa tem se mostrado satisfatória para “ajudar a salvar vidas junto com o monitoramento dos pacientes, o tratamento adequado e a criação de novos leitos de UTI e semi-UTI para tratamento exclusivo da Covid-19”.
Quem pode fazer o exame
Segundo critérios técnicos da SMS, os testes RT-PCR são destinados a moradores de Aparecida com sintomas gripais. Os exames são solicitados por médicos da SMS após consulta em qualquer UBS ou nas UPA’s da cidade. Os três drive-thrus funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, mas só realizam coletas mediante agendamento pelo 0800-646-1590.
Leia mais: Testagem ampliada para covid-19 chega às regiões leste e norte de Goiânia, a partir de segunda (31)
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / testagem em massa / teste covid-19 drive thru / Testes em Aparecida de Goiânia / Aparecida de Goiânia / Cidades