23 de dezembro de 2024
Cidades

Em Trindade, Marconi inaugura Centro de Apoio os Romeiros e doa R$ 50 mil à Vila São Cottolengo

Inauguração de Centro de Apoio e doação foram realizados nesta sexta, 23. (Foto: Eduardo Ferreira)
Inauguração de Centro de Apoio e doação foram realizados nesta sexta, 23. (Foto: Eduardo Ferreira)

Como tradicionalmente faz em quinze anos, quando no exercício do cargo de governador do Estado, o governador Marconi Perillo, acompanhado da primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, inaugurou nesta sexta-feira (23) o Centro de Apoio aos Romeiros, que serve de base de apoio aos romeiros que se dirigem a Trindade, na tradicional Romaria do Divino Espírito Santo.

Em breves palavras, o governador saudou a Congregação Redentorista Católica, responsável pela organização da histórica romaria. E também abraçou cada um dos integrantes da banda inclusiva Luar, formada por internos da Vila São Cottolengo.

“Eu vejo em cada um de você a face do Cristo ressuscitado entre nós”, disse Marconi, referindo-se aos músicos da bancada inclusiva Luar, com os quais tem uma convivência próxima há anos, inclusive chamando-os cada um pelo nome.

Ele ressaltou a importância da Romaria do Pai Eterno para o despertar da fé dos goianos e a formação da identidade cultural do Estado. Na oportunidade, entregou simbolicamente um cheque de R$ 50 mil, com recursos do programa Nota Fiscal Goiana, para a Villa São Cottolengo, cujo trabalho de acolhimentos a pessoas carentes, especialmente portadores de paralisia cerebral e idosos é reconhecido nacionalmente.

Marconi também comemorou o fato de que já teve a oportunidade de inaugurar o Centro de Apoio aos Romeiros ao longo de 15 anos. Também fez referência ao trabalho de Valéria Perillo e da coordenadora-geral, professora Eliana França, “honesta, correta, dedicada e idealista”.

No instalação do Centro de Apoio aos Romeiros, o  prestou homenagem ao prefeito de Aragarças, José Elias Fernandes, pioneiro no atendimento aos devotos do Pai Eterno, que na década de 1990 foi responsável pela criação da “Barraca dos Romeiros”, onde servia cafezinho e água aos caminhantes.

A primeira-dama Valéria Perillo agradeceu aos parceiros da iniciativa privada por ajudar a OVG na tarefa de acolher os romeiros. “Mãos unidas e os esforços de todos é que fazem essa barraca funcionar”, afirmou.

O padre Éverson de Faria Melo, diretor-administrativo da Vila São Cottolengo, saudou o governador brincando que Marconi não para.  Lembrou que, antes da inauguração às 9h30, o governador havia liderado uma caminhada de Goiânia a Trindade, em mais uma manifestação de fé no Pai Eterno. “Não é fácil acompanhar o governador. Ele deveria se chamar Marconi Trabalho”, disse, dirigindo-se ao pai de Marconi, senhor Marconi Ferreira Perillo, presente à abertura oficial do Centro de Apoio aos Romeiros. “Ninguém dá conta de acompanhá-lo, nem a dona Valéria”, brincou.

Romaria de Trindade – A história da fé na região se confunde com a própria história da capital goiana da fé. A tradição começou no final do século XIX, quando um casal encontrou, em uma lavoura, um medalhão de barro com a estampa da Santíssima Trindade.

Neste ano de 2017, a Igreja Católica celebra o Ano Mariano, o que inspirou a escolha do tema da romaria. Comemora-se o tricentenário do achado da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e também os 100 anos de Fátima, embora a festa seja dirigida ao Pai Eterno.

Apesar da festa do Divino Pai Eterno começar oficialmente nesta sexta-feira, a cidade recebe durante o ano todo fiéis de todas as partes do País que vão até o Santuário Basílica agradecer as graças recebidas e fazer pedidos à Santíssima Trindade.

Durante os dias de festa, milhares de fieis viajam em romaria, a pé ou em carro de boi, até a capital goiana da fé. O trajeto que mais reúne pessoas é entre Goiânia e Trindade. São quase 20 quilômetros percorridos à margem da GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros.

Participaram da inauguração da base de apoio aos romeiros autoridades religiosas, secretários de Estado, o prefeito de Trindade, Jânio Darrot, os deputados estaduais Marlúcio Pereira (PSB) e Júlio da Retífica (PSDB), e devotos do Pai Eterno.


Leia mais sobre: Cidades