Durante reunião marcada para esta terça-feira (29), o Diretório Nacional do PMDB decidiu deixar a base aliada do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A decisão foi anunciada pelo senador Romero Jucá, vice-presidente do partido, que substituiu o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, vice-presidente da República.
A sigla também decidiu que os ministros do partido deverão deixar os cargos no governo federal. Mais de 100 membros do Diretório Nacional do PMDB participaram da reunião. Nesta terça-feira foi publicada a exoneração a pedido do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, no Diário Oficial da União.
Ao pronunciar a decisão do PMDB, Romero Jucá disse: “Requer a imediata saída do PMDB do governo, com a entrega dos cargos em todas as esferas do poder Executivo federal e, portanto, a desobediência a essa decisão da convenção nacional, à instauração de processo de ética contra filiado na forma do artigo 26”.
Foi realizada uma votação simbólica por aclamação para votação da moção. Após a votação, com os presentes se mantendo em pé, o senador anunciou a aprovação da decisão. “A partir de hoje nesta reunião histórica, o PMDB se retira da base do governo da presidente Dilma Rousseff, e ninguém no país está autorizado a exercer qualquer cargo federal em nome do partido”.
A reunião foi encerrada com as palavras “Viva o Brasil”, de Romero Jucá.
Veja vídeo:
{source}
<div id=”fb-root”></div><script>(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3″; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));</script><div class=”fb-video” data-allowfullscreen=”1″ data-href=”https://www.facebook.com/DiariodeGoias/videos/985208221572467/”><div class=”fb-xfbml-parse-ignore”><blockquote cite=”https://www.facebook.com/DiariodeGoias/videos/985208221572467/”><a href=”https://www.facebook.com/DiariodeGoias/videos/985208221572467/”>Por aclamação, PMDB aprova saída do governo</a><p>O dia que o PMDB concretizou a saída do governo de Dilma Rousseff.Não houve votação com disputa entre os que queriam ficar e os que queriam sair. Acordo levou a uma aclamação.</p>Publicado por <a href=”https://www.facebook.com/DiariodeGoias/”>Diário de Goiás</a> em Terça, 29 de março de 2016</blockquote></div></div>
{/source}
Leia mais:
- PMDB decide hoje sobre rompimento com o governo
- Comissões, impeachment e posicionamento do PMDB são principais temas da semana
Leia mais sobre: Brasil