Prefeitos se reuniram com o governador Marconi Perillo e apresentaram reivindicações de interesse dos municípios. Entre os pedidos está à atualização de valores repassados pelo estado para alimentação dos presos bem como do transporte escolar. Há reclamação é de que os valores estão bastante defasados e há anos não são atualizados.
Durante o encontro foi solicitado ao governador que articule junto aos demais governadores do Centro Oeste para que conversem junto com as suas bancadas no Congresso Nacional, com o intuito de aprovar as votações de projetos e Propostas de Emendas Constitucionais que tratam de questões relacionadas a mudanças no Pacto Federativo.
Uma das propostas condiciona o Governo Federal a criar novos gastos para os municípios, mas indicando a fonte de obtenção de recursos.
“Fizemos algumas reivindicações, estruturais de mudanças em leis de repasses e na competência na obrigação de serviços que são compartilhados entre o Município e o Estado. Pedimos também ao governador que lidere junto aos governadores do Centro Oeste um movimento para pressionar o Congresso Nacional a acelerar as mudanças no Pacto Federativo”, afirma o presidente da Associação Goiana dos Municípios, Cleudes Baré.
Transporte Escolar
Um dos principais pedidos realizados foi o Transporte Escolar. Os prefeitos querem que o Estado ajude no pagamento. De acordo com o presidente da AGM, há bastante tempo essas reivindicações foram apresentadas e prosseguem as negociações com o governo. A AGM reivindica um reajuste do transporte escolar da ordem de 26%.
“Nós pedimos um aumento de 26%, o governador sinalizou em torno de 13 ou 14%. Mas ainda será analisado. O fato é que as mudanças precisam ocorrer”, argumenta.
Leia mais sobre: Política