22 de novembro de 2024
Vendavais e Chuva

Em passagem pelo Sul do Brasil, ciclone deixa um morto e mais de 250 mil sem energia

Os estados mais afetados foram Santa Catarina e Rio Grande do Sul que estiveram em "alerta vermelho" pela Defesa Civil
Em Santa Catarina foram registrados ventos de mais de 120 km/h. Fotos: Reprodução/Twitter
Em Santa Catarina foram registrados ventos de mais de 120 km/h. Fotos: Reprodução/Twitter

O ciclone extratropical que passou pela região Sul do Brasil, na última quarta-feira (12), deixou mais de 250 mil pessoas sem energia e um morto. Conforme informações da Defesa Civil, os estados mais afetados foram Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).

De acordo com a Rio Grande Energia (RGE) e da CEEE Grupo Equatorial, responsáveis pela distribuição de energia no estado, mais de 250 mil pessoas amanheceram sem energia elétrica, nesta quinta-feira (13). Uma morte foi registrada na cidade de Rio Grande (RS). Um homem foi atingido por uma árvore que caiu em cima de sua casa.

Em Santa Catarina (SC), na cidade de Bom Jardim da Serra, foram registrados ventos de mais de 120 km/h na manhã de hoje. Além disso, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) emitiu alerta de risco de alagamentos,, enxurradas e deslizamento de terras nos estados do RS e SC.

O ciclone começou a se formar no fim da madrugada da quarta-feira (12) entre o Paraguai e a Argentina e chegou a região Sul do Brasil ao anoitecer. Ontem (12), a Defesa Civil emitiu comunicado de risco e alertou a população dos estados afetados para evitar trafegar de veículos leves durante o ciclone. Aos moradores que vivem em regiões com possibilidade de deslizamentos de terra, os órgãos pediram ainda atenção e que, a qualquer anormalidade registrada, a residência fosse deixada o mais rápido possível. 


Leia mais sobre: Brasil