05 de dezembro de 2025
Nova unidade

Em parceria, Governo e CETT-UFG inauguram Cotec própria na cidade de Goiás

O Cotec Goiandira Ayres do Couto será inaugurada na segunda-feira (28), durante programação da transferência simbólica da capital do Estado para a antiga Vila Boa
A unidade ofertará 1900 vagas anualmente para os cursos das áreas de culinária, beleza, moda, informática, saúde e bem-estar.Foto: Ana Luiza Reis
A unidade ofertará 1900 vagas anualmente para os cursos das áreas de culinária, beleza, moda, informática, saúde e bem-estar.Foto: Ana Luiza Reis

Na próxima segunda-feira (29), durante programação oficial da transferência simbólica da capital do Estado para a antiga Vila Boa, o Governo e Goiás e o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) inauguram sede própria de um Colégio Tecnológico na cidade de Goiás. A inauguração do Cotec Goiandira Ayres do Couto será às 9h.

A unidade oferecerá mais de 1900 vagas anualmente, o que representa um aumento de 200% na capacidade de atendimento da população da cidade e região. Com 2.800 m², a sede conta com dez Laboratórios com infraestrutura completa para os cursos das áreas de culinária, beleza, moda, informática, saúde e bem-estar. Além desses espaços especializados, os estudantes vão ser atendidos com oito salas de aula, sala multididática, biblioteca, auditório, sala de atendimento individual, salas da administração e pátio de convivência.

O Cotec Goiandira Ayres do Couto foi planejado a partir das necessidades dos cursos que serão oferecidos, fazendo com que o processo de ensino e aprendizagem seja adequado e eficiente. “Todo o projeto do Cotec em Goiás foi pensado para incluir, da melhor maneira, os estudantes que buscam se profissionalizar e empreender. Seguindo esse parâmetro, desenvolvemos a sala multididática para acolher as mulheres e as mães, por exemplo. Enquanto elas participam das aulas nos cursos de capacitação e qualificação, elas vão contar com esse espaço para deixar seus filhos e filhas”, explicou o diretor do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), Moisés Cunha.

Os Cotecs do Estado operam em todo o território goiano sob coordenação da Secretaria de Estado da Retomada. As unidades oferecem cursos de capacitação, qualificação e técnicos gratuitos em áreas como turismo, tecnologia, gastronomia, saúde, administração e economia criativa.

“Essa unidade é símbolo de um Estado que olha para o futuro, que capacita o cidadão para transformar sua realidade e que valoriza a educação como ferramenta de emancipação econômica e social”, ressaltou o secretário da Retomada, César Moura. Atualmente existem 17 unidades, em 16 municípios de Goiás, com cursos na modalidade presencial e a distância.

Investimento

Para a conclusão do projeto da nova sede do Cotec Goiandira Ayres do Couto, foram investidos R$10 milhões através do convênio firmado entre a Secretaria da Retomada, Fundação RTVE e o CETT. “Em um curto prazo de tempo, estamos entregando para a Cidade de Goiás e região mais do que uma estrutura física, estamos contribuindo para a realização de sonhos. Essa obra simboliza nosso compromisso social com a educação e profissionalização dos goianos”, salientou Moisés Cunha.

“Com a nova sede, conseguiremos oferecer à nossa cidade e às outras vizinhas, que fazem parte da microrregião do Rio Vermelho, cursos de qualidade, e inclusive, construídos para atender à demanda do mercado. A expectativa é oferecer novos cursos técnicos, como os de Saúde Bucal, Gastronomia, Vestuário e Enfermagem, além de outros em nível de capacitação e qualificação”, argumentou a diretora do Cotec Goiandira Ayres do Couto, Adriana Bezerra.

A diretora lembrou, ainda, que, neste semestre vão ser ofertadas 150 vagas para turmas dos cursos de qualificação de Cuidador de idoso, Eletricista Predial e Padeiro. Os cursos vão ser presenciais, com turmas para os turnos da manhã e da noite. As informações estão disponíveis no site da instituição, no campo de Editais, e as inscrições podem ser realizadas pelo site sgc.cotec.org.br/inscricao.


Leia mais sobre: / / / / Cidades