22 de dezembro de 2024
Cidades

Em operação de fiscalização, PM atira em pneus de veículo na Avenida 44

Um vídeo gravado por um cinegrafista amador e divulgado nas redes sociais mostra um policial militar atirando nos pneus de uma caminhonete, em Goiânia. (Foto: Reprodução)
Um vídeo gravado por um cinegrafista amador e divulgado nas redes sociais mostra um policial militar atirando nos pneus de uma caminhonete, em Goiânia. (Foto: Reprodução)

Um vídeo gravado por um cinegrafista amador e divulgado nas redes sociais mostra um policial militar atirando nos pneus de uma caminhonete. De acordo com o coronel Ricardo Mendes, porta-voz da Polícia Militar, o fato aconteceu nesta quarta-feira (9) após uma fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás (Sefaz) na Avenida 44, no setor Norte Ferroviário, em Goiânia.

“Em operações de fiscalização da Sefaz um policial militar acompanha a ação. Hoje, eles abordaram um homem que se negou a descer da caminhonete. Depois, ele desceu e entrou de novo no veículo e foi embora”, explicou o coronel.

Questionado o motivo de ele ter sido abordado, Ricardo Mendes afirmou que dentro do veículo havia mercadorias sem nota fiscal. Após entrar no veículo novamente, o condutor ligou a caminhonete e foi embora. Ainda segundo o coronel, o homem ainda não foi identificado ou preso. 

Por nota, a Sefaz comunicou que os agentes públicos atuaram de forma proporcional à resistência do condutor do veículo e que há quase três meses conta com o apoio da Polícia Militar em operações de fiscalização do IPVA e ICMS para combater a sonegação e outros crimes. Também por nota, a PM informou que a atitude do policial não é recomendada pelo Procedimento Operacional Padrão (POP).

Leia a nota na íntegra:

Com relação à abordagem da Polícia Militar Fazendária e de fiscais da Secretaria da Fazenda, na manhã de hoje, nas proximidades da Rua 44, no Setor Norte Ferroviário, na Capital, a Sefaz esclarece que as medidas tomadas foram necessárias uma vez que, após inúmeros pedidos, o motorista da caminhonete recusou a se submeter à fiscalização para identificar se as mercadorias transportadas no veículo estavam acompanhadas de notas fiscais.

Após análise de imagens, a Sefaz informa acreditar que seus agentes públicos atuaram de forma proporcional à resistência apresentada pelo contribuinte em se sujeitar à fiscalização e está realizando todos os esforços, em conjunto com a Polícia Militar, para identificar a pessoa que se evadiu do local e os motivos dessa evasão para adotar as medidas tributárias e criminais cabíveis.

A Secretaria da Fazenda ressalta ainda que tem contado com o apoio da PM em ações de fiscalização de IPVA e ICMS há quase três meses, por meio do Batalhão Fazendário, que tem dado apoio imprescindível no combate à sonegação e outros crimes contra a ordem tributária em todo o Estado de Goiás.

Comunicação Setorial Secretaria da Fazenda de Goiás.

A Polícia Militar do Estado de Goiás tomará todas as providências correcionais que o caso requer. Informamos ainda que esse procedimento não é o recomendado pelo Procedimento Operacional Padrão (POP) da PMGO.

Assessoria de Comunicação da Polícia Militar do Estado de Goiás

 

Veja vídeo:

{youtube}UC27TxJfmGI{/youtube}

 


Leia mais sobre: Cidades