O Washington Post divulgou neste domingo (03/12) uma gravação de aproximadamente uma hora de duração entre o presidente norte-americano Donald Trump, derrotado nas eleições em 2020 e o secretário de Estado da Georgia, o republicano Brad Raffensperger, que “encontrasse” votos suficientes para reverter sua derrota.
Na conversa entre Trump e Raffensperger, o presidente implora para ação, fez elogios forçando o convencimento, chegou a insinuar ameaças com consequências criminais e que o secretário estava assumindo “um grande risco”. Raffensperger disse que Donald estava contando com teorias da conspiração e que a vitória de Biden na Geórgia foi justa e precisa – ele teve 11.779 votos.
Mesmo assim, Trump insistiu: “Não há nada de errado em dizer, você sabe, que você recalculou”, tentou convencer. Mais tarde, na mesma ligação o presidente norte-americano insiste: “Tudo o que quero fazer é isso. Queremos apenas encontrar 11.780 votos, o que é um a mais que nós. Porque ganhamos no estado”, pontua.
O Congresso norte-americano se reunirá nesta quarta-feira (06/01) para aceitar os resultados da eleição presidencial. Apesar de derrotado, Donald Trump tem se mostrado resiliente em reconhecer a derrota para o democrata Joe Biden e tenta, sob todas as estratégias, revertê-la nos Tribunais e mesmo na força.
Leia mais sobre: Destaque 2 / Mundo