13 de novembro de 2024
Indústria • atualizado em 15/08/2024 às 11:55

Em Goiás, o comércio varejista cresce pelo 7º mês seguido

Conforme a análise, o setor superou a média nacional de 4%, impulsionado pela alta na venda de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos
Venda de artigos farmacêuticos e veículos puxam alta do comércio varejista goiano. (Foto: Secom Goiás)
Venda de artigos farmacêuticos e veículos puxam alta do comércio varejista goiano. (Foto: Secom Goiás)

O comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na variação interanual, na comparação entre junho de 2024 e o mesmo mês do ano anterior. A informação foi obtida segundo apuração do Instituto Mauro Borges (IMB), a partir da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme a análise, o setor superou a média nacional de 4%, impulsionado pela alta na venda de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (21,8%). Além disso, o comércio goiano também obteve crescimento de 6% na variação acumulada no ano, e de 3,5% na variação acumulada em 12 meses, sendo este o maior aumento desde agosto de 2014.

“O comércio em Goiás cresceu pelo sétimo mês consecutivo e apresentou resultados acima da média nacional. Esse bom desempenho é muito importante para o desenvolvimento da nossa economia”, destaca o secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Já no comércio de varejo ampliado, o crescimento em Goiás foi de 12% na variação acumulada no ano, seguido por 11,3% na variação interanual, na comparação entre junho deste ano contra o mesmo mês de 2023, e 6,2% no acumulado em 12 meses. Nos três indicadores, as atividades que mais influenciaram os resultados foram as vendas de veículos, motocicletas, partes e peças.

Metodologia da pesquisa

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.


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