Lançada nesta segunda-feira (6), uma parceria realizada pelo Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, por meio do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead), e a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog) realiza um mutirão para atender pacientes diabéticos. Durante a ação, que segue até o dia 13 de novembro, serão realizados exames de retinografia, popularmente conhecido exame de fundo de olho.
A previsão de atendimentos é de aproximadamente 900 pacientes regulados do Cead e que realizam acompanhamento na unidade do Governo de Goiás. O chefe do CEAD, o médico endocrinologista Nelson Rassi, destaca que é preciso conscientizar a população a respeito da importância de procurar esse tipo de exame. “O diabetes é uma doença que provoca perda da visão em altos índices de pacientes que não tomam o devido cuidado”.
O médico oftalmologista da Fubog, Gabriel Matos Machado, reforça que todo paciente diabético tem orientação de consultas periódicas anuais para ser avaliado o fundo de olho. “Alguns casos, indicamos que os exames sejam realizados a cada três meses, pois a diabetes é uma doença silenciosa que pode promover a cegueira”.
Mesmo em pacientes com diabetes controlada, o especialista explica que pode ter manifestação no fundo de olho, que é chamada retinopatia diabética. “Com o tempo, essa retinopatia diabética pode levar a sangramento no fundo de olho que pode ocasionar uma cegueira irreversível”, alerta.
SERVIÇO
Parceria entre Cead e Fubog visa atender 900 pacientes diabéticos em mutirão
Lançamento Oficial: 6 de novembro, segunda-feira, às 16 horas
Data: Até 13 de novembro
Horário: 7 h às 10 h e das 13 h às 17 h
Local: Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead)
Endereço: Avenida Anhanguera, nº 6.636, esquina com, Alameda das Rosas, Setor Oeste.
Leia mais sobre: Diabetes / Governo de Goiás / HGG / Notícias do Estado