Uma das principais bandeiras do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), o retorno às torcidas no estádio finalmente acontecerá na segunda quinzena de setembro em um evento-teste organizado pela Prefeitura em conjunto com a Federação Goiana de Futebol (FGF) e os times de futebol da capital. Mas o republicano deixa claro: só para aqueles que já estão com o esquema vacinal completo. O anuncio foi feito nesta quarta-feira (18/08).
“Para este evento teste, somente as pessoas com esquema vacinal completo poderão participar. Ou seja, quem já tomou as duas doses da vacina contra a covid-19 ou a dose única, no caso da Janssen”, disse o secretário de Saúde, Durval Pedroso.
Conforme o Paço, serão implementados os protocolos sanitários da CBF, além dos já adotados na capital. “A volta das partidas de futebol é um pedido antigos dos clubes da capital. E com o avanço da vacinação, é possível fazer este evento de maneira responsável e segura”, afirmou o secretário de Governo, Arthur Bernardes.
O estádio que receberá este evento teste ainda não foi definido. Uma reunião entre a prefeitura de Goiânia e a Federação Goiana de Futebol será realizada nos próximos dias. Os três times da capital disputam o campeonato brasileiro de futebol. Atlético, pela Série A, e Goiás e Vila Nova pela Série B.
Confira os principais pontos do protocolo para a volta das torcidas aos estádios divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF):
- Somente a torcida do clube mandante será permitida. O objetivo desta medida é evitar deslocamento de torcedores de outras localidades.
- Cada clube deverá apresentar um plano operacional para venda de ingressos e acesso ao estádio obedecendo protocolos sanitários e a situação epidemiológica local. A CBF irá fornecer suporte tecnológico para a conferência dos dados de vacinação de cada pessoa que comprar o ingresso.
- Continuam as recomendações de distanciamento social, uso de máscara e utilização de álcool em gel.