22 de dezembro de 2024
METRALHADORA GIRATÓRIA

Em Goiânia até amanhã, Bolsonaro dispara críticas contra STF, TSE, Lula e PT

Um dia após retomada de julgamento no TSE, ex-presidente ataca novamente os tribunais, o atual presidente e o partido dele
Ex-presidente participou de congresso de instituto conservador. Imagem: reprodução de vídeo
Ex-presidente participou de congresso de instituto conservador. Imagem: reprodução de vídeo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está cumprindo agendas em Goiânia nesta sexta-feira e sábado (27 e 28). Hoje pela manhã, ele participou da 48ª Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil (Conamad).

A vinda ocorre um dia após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começar a julgar Bolsonaro por abuso de poder em eventos do dia 7 de setembro do ano passado. Mas ele já foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em outra ação, que levou a Corte a declará-lo inelegível por oito anos, até 2030.

Passageiro sem capacete

Ao chegar, o ex-presidente se deslocou de moto com aliados até o local da Conamad, no Jardim Paraíso. Levou na garupa o ex-deputado federal major Vitor Hugo, que estava sem capacete.

Em Goiânia, ele não poupou novos ataques ao sistema eleitoral, especialmente às urnas, ao presidente Luís Inácio Lula da Silva e a seus ministros, principalmente Fernando Haddad e Flávio Dino.

Instituto conservador

Além disso, atacou prisões, julgamentos e condenações de pessoas que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro participou também do 1º Congresso de Discussão dos Problemas Brasileiros, promovido pelo Instituto Harpia Brasil. O instituto é uma organização conservadora criada pelo ex-deputado federal major Vitor Hugo (PL-GO).

O evento foi organizado para palestras ao vivo com palestrantes em Goiânia como, entre outros, o senador Wilder Morais, e o presidente do Grupo José Alves, o empresário José Alves Filho, e participações virtuais como do ex-ministro do meio ambiente Ricardo Sales, hoje deputado federal.

Elogios a Paulo Guedes e Caiado

 No Congresso, Bolsonaro questionou a queda na arrecadação nacional “pelo quarto mês consecutivo, com aumento da carga tributária”. Para ele, o Brasil estava com uma política econômica “muito boa” em sua gestão, tendo à frente o economista Paulo Guedes, a quem citou elogiosamente mais de uma vez.

No aspecto da economia, ele fez uma citação específica ao governador Ronaldo Caiado por ter sido crítico desde o início da proposta de reforma tributária. Em seguida, Bolsonaro proferiu xingamentos ao PT. Depois orientou parlamentares novos a, caso não entendam um projeto mais complexo ou com grande redação, que apenas votem contra: “Se o PT encaminhou, vote não”.

Participação do governador

Presente, Caiado também proferiu rápida palestra. Se concentrou em falar do aumento do crime organizado e do narcotráfico em outros países e estados brasileiros em contraponto à política de segurança do seu governo. O governador aproveitou para citar que não foram mais registradas “ocupações de terra, novo cangaço, assaltos a banco e sequestros”.

 Ao final, Caiado reforçou as críticas ao texto da reforma tributária que está em discussão no Senado. Mais uma vez questionou a concentração de poder no Conselho Federativo.

Feira

Na noite dessa sexta-feira está prevista uma visita do ex-presidente a uma feira no Jardim América.  

Já no sábado, está prevista a presença dele e da ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, em um evento do PL Mulher.

Depois, Bolsonaro prestigia a festa de aniversário do deputado federal Professor Alcides, que vai lançar pré-candidatura à Prefeitura de Aparecida de Goiânia.


Leia mais sobre: / / Política