16 de outubro de 2024
ÍDOLO BRASILEIRO • atualizado em 10/08/2023 às 15:01

Em evento do Sesc-GO, Zico lamenta situação do Serra Dourada: “Deveria ser referência”

Zico em palestra no Sesc Faiçalville (Foto - Guilherme Gonçalves)
Zico em palestra no Sesc Faiçalville (Foto - Guilherme Gonçalves)

Um dos principais ídolos da história do futebol brasileiro esteve nesta quinta-feira (10), em Goiânia. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, principal jogador da história do Flamengo foi convidado pelo Sesc-GO, para uma palestra. O tema escolhido foi gestão esportiva e liderança. O craque trouxe exemplos da sua vida como atleta e técnico de futebol.

A organização do evento liberou Zico para uma entrevista coletiva, onde vários questionamentos a respeito do futebol brasileiro foram abordados. Entre eles um tem bem local. O Estádio Serra Dourada, palco que já recebeu várias partidas ‘Galinho de Quintino”, como era chamado por torcedores do rubro-negro carioca.

Lembranças dos vários jogos no Serra Dourada com a camisa do Flamengo e Seleção Brasileira e a lamentação pela realidade atual da praça esportiva. “Era o campo que eu mais gostava de jogar depois do Maracanã. A gente não entendeu porque o Serra Dourada ficou fora e não foi para Copa do Mundo. Aí em diante ficou mais esquecido … lamento bastante porque Goiás (Goiânia) é uma cidade que tem times importantes no futebol brasileiro e acho que o Serra Dourada deveria ser uma referência, mas isso não acontece hoje”.

O Serra Dourada recebeu na atual temporada apenas duas partidas. Um clássico entre Goiânia x Goiás pelo Campeonato Goiano e o confronto das oitavas de final da Sul-Americana, entre Goiás x Estudiantes. O estádio está vetado para receber jogos da Série A do Brasileirão, já que a iluminação não atende as exigência do regulamento da CBF.

Foto – Murillo Cortez/ Sesc Goiás

A grande presença de técnicos estrangeiros também foi uma pergunta respondida do Zico, que na condição de treinador atuou em outros países. “Que os brasileiros tratem de trabalhar bastante, se aprimorarem cada vez mais. Isso não é nenhuma novidade. É um momento importante que os treinadores estrangeiros estão aproveitando. alguns sim e outros não. Nós já tivemos vários treinadores brasileiros treinando lá fora”.

Na atualidade apenas sete clubes na Série A são treinados por brasileiros: Fluminense, São Paulo, Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio, Coritiba e Athletico Paranaense.


Leia mais sobre: / Esportes