21 de dezembro de 2024
Brasil • atualizado em 13/02/2020 às 00:56

Em entrevista, Dilma aponta seu maior erro durante gestão

Neste domingo (12), durante uma entrevista ao canal de TV suíço RTS, a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff contou que cometeu um erro ao promover uma grande desoneração fiscal no país durante o seu governo entre 2011 a 2016. A entrevista aconteceu em Genebra (Suíça), onde a ex-presidente participou do Festival Internacional de Filmes de Direitos Humanos.

“Eu errei uma coisa, forte: quando tentávamos impedir que a crise chegasse ao Brasil (…) nós tentávamos fazer com que o investimento privado se mantivesse. E, aí sim, eu cometi um grande erro. Eu fiz uma grande desoneração tributária, eu cortei brutalmente os impostos”, afirmou na entrevista.

De acordo com o Jornal Poder 360, a ex-presidente afirmou que existe uma avaliação de que a política fiscal adotada sob o seu comando foi frágil. Dilma disse ter acreditado que, se reduzisse os impostos, os empresários investiriam mais.

Ao ser questionada se havia arrependimentos a presidente disse que poderia ter feito coisas diferentes, “Sempre temos de reconhecer erros. Em certos momentos, você repassa a sua vida, o poderia ter feito diferente”, disse.

Ao admitir os erros, Dilma listou outros motivos que ajudaram a levar o país à maior recessão econômica da história. Para a ex-presidente, a queda significativa dos preços das commodities exportadas pelo Brasil prejudicou a economia brasileira durante seu governo.

Sobre suas prioridades, Dilma conta que  é assegurar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2018. Ela também afirma não ter intenção de se candidatar novamente à Presidência, mas não descarta disputar cargos no Legislativo, como deputada ou senadora.

Assista a entrevista completa:

{youtube}X2xo7hNjPGY{/youtube}

{nomultithumb}

Leia Mais:

 

 

 


Leia mais sobre: Brasil