22 de novembro de 2024
Queimadas em Goiás • atualizado em 22/09/2024 às 09:02

Em duas semanas, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros passa pelo terceiro incêndio

O Corpo de Bombeiros de Goiás atua em ação integrada; desta vez, o foco está concentrado próximo à cachoeira Simão, na região Moinho
Bombeiros de Goiás atuam em combate ao terceiro incêndio registrado na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: CBMGO
Bombeiros de Goiás atuam em combate ao terceiro incêndio registrado na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: CBMGO

Em menos de duas semanas, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros passa pelo seu terceiro incêndio. O primeiro foco foi registrado no dia 7 de setembro e o segundo há três dias. Desta vez, o foco de incêndio se concentra próximo à cachoeira Simão, na região Moinho.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) atua na região em ação integrada com o ICMBio, PrevFogo, (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) Semad e Voluntários, obedecendo o Plano Operacional que prevê a participação e o trabalho de diferentes instituições.

O CBMGO se faz presente na região da Chapada dos Veadeiros desde o mês de julho deste ano, com 15 bombeiros especialistas em combate a incêndios em vegetação, em duas bases, uma na região de Alto Paraiso e outra na região de Cavalcante. A administração do Parque Nacional suspeita que o incêndio tenha sido, novamente, resultado de ação criminosa integrada e orquestrada.

Queimadas em Goiás

Na última semana, o Parque Estadual dos Pirineus (PEP) também foi acometido de incêndio florestal que consumiu, pelo menos, 1.059 hectares, o que representa 37% do perímetro total do Parque dos Pireneus. Com início na terça-feira (17), o fogo só foi completamente controlado na manhã deste sábado (21).

Neste caso, também há indícios de ação criminosa. A Secretária de Estado de Meio Ambiente em Goiás, Andréa Vulcanis, destacou a linha de investigação e pediu colaboração da população local para combate à incêndios criminosos na área. “As brigadas apagam de um lado e os bandidos criminosos acendem fogos de incêndio em outros locais. Então, eu passo aqui para lhe fazer esse pedido. Se você tem alguma informação a respeito de quem é que está ateando fogo no Parque Estadual, não deixe de nos comunicar”, disse em vídeo nas redes sociais.

No momento, Polícia Civil e Polícia Militar atuam no apoio na identificação dos autores e na segurança do parque. O Parque dos Pireneus está fechado para visitação e não há previsão para reabertura.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado