09 de agosto de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 01:30

Em duas semanas, aplicativo Sine Fácil teve 100 mil downloads

Tela de serviços do Sine Fácil: interface intuitiva
Tela de serviços do Sine Fácil: interface intuitiva

Um aplicativo nomeado de “Sine Fácil” lançado pelo Ministério do Trabalho (MTb) permite que o cidadão procure vagas de emprego em Goiânia, marque entrevista e até acompanhe a situação do seguro-desemprego de forma fácil. O sistema, lançado no mês passado, disponível apenas para Android e com o uso da internet, completou a segunda semana de lançamento com mais de 100 mil downloads.

De acordo com o coordenador geral do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e desenvolvedor do aplicativo Sine Fácil, Marcos Sussumo a pós duas semanas do lançamento do aplicativo, cerca de 100 mil pessoas baixaram o sistema em seus celulares. Desse número, segundo o levantamento cerca de 10% eram pessoas curiosas com a novidade e o restante, os 90% eram o público alvo, de fato pessoas com cadastros do Sine.

O coordenador conta que o aplicativo foi desenvolvido para facilitar a vida dos usuários e de pessoas que procuram emprego. Com uma linguagem simples, ele oferecer vagas de trabalho, agendamento de entrevista, acompanhamento de seguro desemprego entre outras funções. “Foi feito para ser simples mesmo, as vezes as pessoas não podem ir até uma sede do Sine, não tem dinheiro para ir, mas tem acesso a um celular e um computador”, acrescenta.

Com duas semanas, o aplicativo já beneficiou cerca de 2,3 mil pessoas, que já marcaram entrevistas de trabalho pelo sistema. Segundo o Ministério do Trabalho, os números alcançados até agora estavam previstos a ser atingidos somente um mês após o seu lançamento.

Como conta o Marcos, está sendo desenvolvido com previsão para o mês de Julho, a adaptação do aplicativo para outros sistemas operacionais, além do Androide também no IOS. Além disso, algumas configurações serão adicionadas na plataforma, como mais informações e funções ligadas ao empregador.

As dúvidas mais recorrentes do usuários foram em relação ao código de barra que dá acesso ao aplicativo, ou seja, o QR code, como usar, como obter o QR code, entre outros questionamentos. Todas as dúvidas referente aos código de barras e também ao aplicativo podem ser respondidas através do Portal Emprega Brasil.

Passo a Passo

Para ter acesso às informações de emprego na Capital, fazendo o uso do aplicativo, o primeiro passo é procurar as unidade de atendimento do Sine, acessar o Portal Emprega Brasil, no documento de rescisão do contrato ou na solicitação do seguro desemprego.

Após instalar o aplicativo no celular ou tablet e ter o código de acesso individual em mãos, o interessado terá que digitalizar o código utilizado com a câmera do próprio celular. Para que o aplicativo funcione corretamente e o usuário não tenha problemas de acesso, o cadastro no Sine deve estar atualizado. A partir disso, o usuário já pode ter acesso ao aplicativo.

Veja ilustração a seguir:

Leia mais:

 

 


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários