O governador Ronaldo Caiado (UB) destacou o plano de atuação do governo no combate a crimes e ameaças à segurança nas escolas de Goiás. No ‘Dia D’ de combate ao ódio e à violência, o governador assegurou que o Estado agora está apto para atuar no controle das redes sociais.
A criação da Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar tornou o avanço possível. A proposta foi aprovada em votação final na Assembleia Legislativa na última quarta-feira (19). Agora, segue para sanção do governador.
Nesse sentido, o Estado passa a ter prerrogativa legal para monitorar ambiente digital e promover ações contra conteúdos impróprios. A iniciativa prevê o investimento de R$ 1,8 milhão para reforço da segurança nas escolas.
O Programa
Em primeiro lugar, o programa prevê atendimento psicológico a professores e estudantes, além de campanhas de combate ao bullying. Semelhantemente, haverá também instalação de câmeras de monitoramento e a utilização de detectores de metais.
Além disso, no projeto de lei também foi definido que, em caso de episódios de violência, a responsabilização civil, penal e administrativa do agressor será dos pais ou responsáveis. Ademais, Caiado destacou que o Governo está vigilante e, a partir de agora, pode agir para manter a segurança no ambiente virtual.
Ações
De fato, com a interlocução com redes sociais e páginas da internet, a remoção instantânea de conteúdos impróprios e de apologia ao crime, será possível. “Em menos de 15 minutos, se a plataforma não derrubar a mensagem, imediatamente o IP daquele equipamento será transmitido à Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, que terá acesso à pessoa que está fazendo terrorismo”, explicou Caiado.
De acordo com o governador, a lei vai garantir que as normas serão cumpridas também no ambiente virtual. “A lei faz com que as pessoas tenham responsabilidade e cumpram as normas, dentro da rede social também terá o mesmo tratamento”, destacou. Caiado pontuou ainda que, “A vida real não pode ser diferente da vida virtual”, defendeu.
A mobilização do Dia D será realizada ao longo da tarde em toda a rede educacional e prevê atividades pedagógicas, apresentações e dinâmicas sobre a cultura da paz, do bem-estar e da convivência fraterna.
Leia mais sobre: dia D / Ronaldo Caiado / violência nas escolas / Política