O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou depoimento ao Ministério Público Federal, nesta quinta-feira (15), em investigação que é suspeito de tráfico de influência em contratos da empreiteira Odebrecht na República Dominicana e em Cuba, nos anos de 2011 a 2014. O processo foi aberto pelo MPF em julho deste ano para investigar de Lula teria obtido vantagens econômicas da empreiteira para que os contratos na República Dominicana e em Cuba fossem facilitados.
Por nota, o Instituto Lula informou que o depoimento foi prestado pelo ex-presidente de forma voluntária e que Lula respondeu todas as perguntas. A nota ainda informou “jamais ter interferido em qualquer contrato celebrado entre o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e empresas privadas. Mas que sempre procurou ampliar as oportunidades de divulgação dessas companhias no exterior, com vistas à geração de emprego e de divisas para o Brasil”.
Com a abertura do procedimento de investigação, o MPF também solicitou uma cópia de documentos da Operação Lava Jato, que fazem referência às obras executadas fora do Brasil e que tenham sido custeadas com recursos ligados ao BNDES ou que tenham alguma relação com Lula. Além disso, cópias dos dados bancários relativos a possíveis depósitos feitos pelas empreiteiras na conta do ex-presidente, do Instituto ou da empresa Lils Palestras e Eventos e Publicidade, foram solicitadas.
(Com informações da Agência Brasil)
Leia mais:
- Janot é favorável à convocação de Lula pela PF como testemunha
- Lula diz que não recebeu requisição para depor na Polícia Federal
Leia mais sobre: Brasil