Chegou o dia do grande confronto entre Vila Nova x Goiás. A partida é válida pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo será realizado às 16: 30 hs deste sábado (14). O maior clássico do Centro-Oeste terá torcida única, apenas a do Vila Nova Futebol Clube. A partida é de decisão para ambas as equipes. Quem vencer poderá dar um salto na tabela de classificação. O Vila pode voltar ao G-4. O Goiás Esporte Clube pode se distanciar bastante do Z-4.
Decisão
De um lado os colorados tentam voltar ao G-4. Até aqui a rodada foi boa para o Vila. A noite foi literalmente de sexta-feira (13) para o Juventude, concorrente direto do Tigre. O time de Caxias do Sul (RS), tem 45 pontos, um a menos que o Vila Nova. Perdeu em casa para o Londrina por 2×0.
Dependendo de resultados da a rodada, o Vila pode voltar ao G-4. Se vencer o Goiás, o Tigre poderá passar Ceará e Oeste. As duas equipes estão à frente do Colorado e se enfrentam na noite deste sábado (14). O Ceará tem 48 pontos, derrotou o Vila Nova na última rodada. O Oeste tem 47. Se o Vila conseguir a façanha de derrotar o maior rival, pode retomar o sonho do acesso à Série A.
O técnico do Vila, Hemerson Maria, treinou boa parte da semana com portões fechados. O treinador optou por fazer mistério quanto ao time que vai a campo na busca dos três pontos. Durante a semana, o técnico do Vila Nova antecipou a privacidade para o elenco, e fechou os portões tanto para torcedores quanto para a imprensa.
Do outro lado, o Goiás vem obtendo uma ótima reação desde o retorno de Hélio dos Anjos para o Esmeraldino. Em quatro jogos foram três vitórias e uma derrota. Se ganhar do Vila, o Goiás dará um salto na tabela, terminará na pior das hipóteses na 11ª colocação, já que na noite de sexta-feira, CRB e Paysandu empataram em 0x0 e o Brasil de Pelotas (RS), perdeu para o Inter na terça-feira.
Ganhando do Vila, o Goiás chegará a 37 pontos e poderá abrir boa distância da zona de rebaixamento e manter viva, mesmo que remota, a chance matemática de acesso à Série A. o Alviverde pode terminar a rodada em 10º lugar, desde que o lanterna ABC (RN) vença ao Boa Esporte (MG).
Nesta sexta-feira, o Goiás que não terá a presença do torcedor esmeraldino no Serra Dourada nesta tarde, abriu os portões no último treino. Diferente do técnico do Vila, Hélio dos anjos não fez mistérios quanto ao grupo que entra em campo na partida deste sábado. Mantém a mesma base que venceu o náutico na última rodada do Brasileiro da série B por 2×0, e a mesma formação – 4-3-3 – mantendo os três atacantes: Marcelo Rangel; Pedro Bambu, Fábio Sanches, Alex Alves e Carlinhos; Victor Bolt, Elyeser e Léo Sena; Nathan, Carlos Eduardo e Júnior Viçosa.
Derrota para a violência
O clássico terá torcida única. Apenas a torcida do Vila Nova terá direito de se manifestar. O torcedor do Goiás não poderá comparecer ao clássico. Caso decida ir, não poderá ir vestido de alguma forma que o identifique como Esmeraldino e se for à paisana, não poderá se manifestar. Caso contrário, o torcedor será retirado do Serra Dourada. Até às 18 horas desta sexta-feira, já haviam sido vendidos 6121 ingressos para a partida.
A Polícia Militar informou que foi montado um amplo esquema de segurança, antes, durante e depois da partida, não apenas no Serra Dourada, mas em bares espalhados pela Grande Goiânia, Terminais de ônibus e outros locais mais distantes da praça esportiva. A decisão por torcida única foi motivada pela selvageria promovida entre vândalos das duas torcidas no 1º turno da Série B. Um torcedor do Vila Nova que gravou um vídeo incitando a violênica foi preso pela polícia.
Estatísticas
Na história recente, o Vila Nova está melhor do que o Goiás. O Colorado venceu o Esmeraldino por 2×0, com dois gols de Alan Mineiro. No ano passado, o Vila também se deu bem diante do rival. O Vila não perdeu para o Goiás na Série B de 2016. Venceu o rival por 2x 1 e empatou por 1×1.
No entanto, ao levar em consideração todos os jogos entre as duas equipes na Série B, a situação é amplamente favorável ao Goiás. Em 8 jogos, foram 4 vitórias do Alviverde, sendo 3 em 1999, quando o Esmeraldino era dirigido por Hélio dos Anjos. Na ocasião, o Goiás venceu as três partidas por 1×0 e subiu para a Série A. O Vila foi eliminado, pois não conseguiu vencer os clássicos e o Bahia na rodada final. Em 2011, novo confronto, e mais uma vitória do Goiás, por 3×2.
Se a estatística for ampliada para todos os confrontos entre as duas equipes, a desvantagem Colorada é ainda maior. Em 271 partidas, o Goiás venceu 137 (50,6%), ocorreram 71 empates (26,2%) e o Vila venceu apenas 63 vezes (23,2%). O Goiás marcou mais gols. Foram 425. O Vila marcou 279. Os dados são do site Futebol de Goyaz.
Leia mais sobre: Esportes