05 de dezembro de 2025
Tradição e cultura • atualizado em 08/07/2025 às 15:37

Em celebração aos 215 anos de Campinas, Mabel realiza transferência simbólica da capital para o bairro

A administração pública ainda realizou programação especial de aniversário, com ações de revitalização, missa com autoridades na Igreja Matriz e sessão extraordinária da Câmara realizada no Colégio Santa Clara
A transferência simbólica foi assinada diretamente da Praça da Igreja Matriz de Campinas. Foto: Alex Malheiros
A transferência simbólica foi assinada diretamente da Praça da Igreja Matriz de Campinas. Foto: Alex Malheiros

Nesta terça-feira (8), em celebração aos 215 anos de Campinas, bairro mais antigo de Goiânia, o prefeito Sandro Mabel realizou a transferência simbólica da sede do governo municipal para o setor. A data ainda foi marcada por uma programação especial de aniversário, que contou com missa na Igreja Matriz de Campinas, com a presença de autoridades políticas, obras de revitalização e manutenção do setor e melhorias de infraestrutura diversa, além de apresentações culturais e um jogo beneficente.

A programação teve início com missa solene na Igreja Matriz de Campinas, às 7h, com a presença de autoridades políticas. Em seguida, houve a revista da tropa da Guarda Civil Metropolitana, cerimônia de hasteamento das bandeiras na Praça da Igreja Matriz e sessão especial no auditório do Colégio Santa Clara, com homenagem e apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Para a tarde está prevista a entrega de obras e realização de atendimentos no gabinete itinerante da prefeitura. O evento contará ainda com um jogo beneficente no Estádio Antônio Accioly e a inauguração da nova iluminação pública do bairro, pelo Programa Brilha Goiânia, à noite.

Entre as ações já realizadas, o prefeito destacou a entrega da Praça Joaquim Lúcio, que passou por revitalização e recebeu nova iluminação, além da reativação do coreto com apresentações musicais. O Ginásio de Esportes de Campinas, que sofreu um incêndio recentemente, também foi recuperado e devolvido à comunidade. O Parque Campininha das Flores passou por reforma completa e recebeu nova iluminação.

Segundo Mabel, a gestão municipal vem adotando medidas para revitalizar o bairro, impulsionar o comércio e melhorar a qualidade de vida da população. “Campinas é um bairro importante, que ajudou a formar Goiânia. Queremos estimular o comércio local e atrair mais consumidores, oferecendo estrutura adequada e segurança”, afirmou.

O prefeito anunciou também o lançamento do corredor da Avenida 24 de Outubro, que prevê reorganização viária e implantação do estacionamento rotativo. “Estamos trabalhando para que Campinas, assim como o Centro, volte a ter força econômica e seja um ambiente adequado para moradores e visitantes”, disse. Na ocasião, o prefeito relembrou memórias pessoais no bairro. “Lembro muito da Matriz de Campinas e da Praça Joaquim Lúcio. Era um lugar onde eu ia com meus filhos. Ver as praças degradadas foi muito triste, mas conseguimos resgatar esses espaços para a comunidade”, destacou.

A data de hoje também marca o avanço de pautas administrativas, como a tramitação da data-base dos professores e servidores municipais. “Estamos buscando valorizar todas as categorias, inclusive os administrativos que ainda não têm plano de carreira aprovado”, explicou. As pautas foram votadas pelo plenário da Câmara diretamente do Colégio Santa Clara, escola tradicional de freiras franciscanas de Campinas, que hoje foi palco das decisões legislativas municipais.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia