22 de dezembro de 2024
Destaque 2 • atualizado em 28/04/2024 às 11:56

Em Catalão, senhora de 107 anos é a primeira a ser vacinada

Moradora do Abrigo São Vicente de Paula foi a primeira a ser vacinada em Catalão: ela tem 107 anos. (Foto: Divulgação/Comunicação/Catalão)
Moradora do Abrigo São Vicente de Paula foi a primeira a ser vacinada em Catalão: ela tem 107 anos. (Foto: Divulgação/Comunicação/Catalão)

A vacinação foi iniciada em Catalão, no sudeste goiano, e uma senhora de 107 anos foi a primeira imunizada nesta quarta-feira (21/01). Após ela, uma enfermeira e um médico epidemiologista da cidade também foram imunizados dando o pontapé inicial ao plano municipal de vacinas da cidade. No ato, o secretário Municipal de Saúde, Velomar Rios se emocionou. 

“Hoje dia 20 de janeiro, nós conseguimos fazer as primeiras doses da vacina e não tem como não se emocionar. A gente emociona porque somos seres-humanos, mas o mais importante do que a emoção é saber que realmente as primeiras pessoas imunizadas em Catalão já aconteceram”, comentou o titular da pasta da saúde.

Em Catalão, a primeira a ser vacinada foi a senhora Sebastiana Inácio que vive num abrigo da cidade e tem 107 anos. Na sequência dois profissionais da saúde foram imunizados: uma técnica em enfermagem e um médico epidemiologista que atuam no enfrentamento ao coronavírus no município.

“A vacina é segura e vai ajudar os profissionais da linha de frente”

“É gratificante. Emocionante ser a segunda a ser vacinada, eu e o doutor Franco. Eu fiquei muito feliz quando recebi o convite para vacinar. Eu tô feliz…” disse a enfermeira Walmira Borges com olhos marejados de lágrimas.

O infectologista Franco Nero Tristão pontuou que o início da vacinação irá trazer mais segurança aos profissionais que atuam na linha de frente e as vantagens são importantes para todos “Foi uma grande honra ser convidado para tomar uma das primeiras doses de Catalão. Estamos entrando numa nova fase de combate ao coronavírus e temos rezado bastante para que isso possa dar um grande efeito e para parar a transmissão dessa doença que tá tão séria e para incentivar a todos os colegas e profissionais da saúde, principalmente àqueles que tem dúvidas, que possam vir se vacinar. É uma vacina segura, que vai trazer benefícios para todos, que vai nos dar segurança de trabalhar mais e mais com os pacientes”, destacou.

O início da vacinação começa alguns dias após a cidade atingir sua capacidade máxima de leitos de UTI na cidade ocupados, a ponto do munícipio ter de enviar pacientes para tratamento em Goiânia. Todos os 37 leitos não estavam disponíveis. De acordo com o balanço publicado nesta quarta-feira (20/01) a situação na cidade é estável: há 23 leitos ocupados.

Doses em Catalão

Ontem (19) Catalão recebeu 1,1 mil doses. Outras 1.100 devem ser encaminhadas ao município nos próximos 14 ou até 44 dias. As vacinas já se encontram armazenadas na capital do estado para que os primeiros vacinados recebam a segunda dose. Cerca de 2.300 pessoas compõem o grupo da fase inicial. Nesse primeiro momento, o município não vai abrir salas de vacina para o público já que as doses são limitadas.


Leia mais sobre: / Catalão / Cidades / Destaque 2