23 de novembro de 2024
Destaque 2 • atualizado em 17/08/2020 às 18:24

Em cartilha, PSDB explica sobre prazos eleitorais e fim do sistema de coligações: “Será indispensável”, afirma Darrot

Darrot afirma que cartilha será fundamental para filiados realizarem uma boa campanha
Darrot afirma que cartilha será fundamental para filiados realizarem uma boa campanha

Haja vista às várias mudanças no sistema eleitoral para o pleito municipal, o PSDB preparou para seus filiados e futuros candidatos uma cartilha com diversas orientações sobre as alterações envolvidas. Totalmente digital, a legenda tucana pretende melhorar a comunicação com o futuro candidato e evitar com que o mesmo cometa erros durante a campanha.

O presidente do PSDB Goiás, Jânio Darrot, afirmou no último domingo (16/8) que o partido sai mais uma vez na frente ao disponibilizar aos filiados a chamada Cartilha Digital. Por meio do material, explica, dirigentes partidários e candidatos serão orientados sobre a legislação eleitoral.

“É muito comum candidatos perderem os prazos estabelecidos pela legislação eleitoral e a cartilha contém as datas importantes, o que pode e o que não pode ser feito e tem também informações sobre o financiamento de campanha”, informa Darrot.

Fim do sistema de coligações

A cartilha explica uma das mudanças mais significativas nesse período eleitoral: o fim das coligações eleitorais. A Justiça Eleitoral entendia que uma coligação funcionava como apenas um partido, tendo os mesmos direitos e deveres das legendas políticas isoladas. Quando estabelecida uma coligação, nenhum dos partidos daquele grupo poderia atuar isoladamente. 

Com a reforma política e o fim do sistema de coligações proporcionais, houve uma mudança importante: se antes só concorriam as sobras quem tivesse atingido o consciente eleitoral, agora todos os partidos poderão concorrer às sobras.

A mudança feita à pedido das pequenas legendas, reduz  efeito que o fim das coligações teria em reduzir o número de partidos. Outra mudança é que para ser eleito, o candidato precisará ter no mínimo 10% do quociente eleitoral de votos, evitando assim que um candidato muito bem votado “puxe” aqueles com poucos votos como acontecia em outras eleições.


Prazos e datas
Na cartilha há orientações importantes àqueles que desejam formalizar suas candidaturas. Por exemplo, desde o dia 11 de agosto, pré-candidatos que tem vínculo de apresentação em programas de TV ou Rádio não poderão ter material visual exibido na programação.

A cartilha também relata que a legenda realizará convenções municipais para definir prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todos a partir do dia 31 de agosto até o dia 16 de setembro, e a campanha oficial terá início no dia 27 de setembro com a propaganda eleitoral sendo permitida. 


O documento também ressalta que o primeiro turno das eleições realizado no dia 15 de novembro e neste dia não poderá ter menção à propaganda eleitoral. Na véspera, sábado (14/11) poderão rodar pela cidade com alto-falantes e amplificadores de som.

Caminhadas corpo-a-corpo, passeatas, comícios e distribuição de santinhos até as 22 horas do dia 14 de novembro. No dia 13, encerra o período para divulgação da campanha em jornais impressos ou sites.

De acordo com o presidente do PSDB Goiás, o partido conta ainda com outras ferramentas digitais que serão importantes para proteger candidatos e candidaturas. Darrot lembra que a Cartilha Digital é uma das funcionalidades do aplicativo PSDB Digital, que pode ser baixado na App Store e Play Store, com informações para realização das convenções online, tirar dúvidas jurídicas e até dicas de marketing digital. “A Cartilha Digital do PSDB será indispensável para uma campanha segura e vitoriosa”, assegura.


Leia mais sobre: / / / Destaque 2 / Política