22 de novembro de 2024
Concursos • atualizado em 29/03/2021 às 21:13

Em busca de talentos, Prefeitura de Goiânia lança processo seletivo para cargos comissionados

José Frederico Lyra é um dos envolvidos no projeto. (Foto: DG)
José Frederico Lyra é um dos envolvidos no projeto. (Foto: DG)

Será lançado nesta terça-feira (30) um processo seletivo para cargos comissionados na prefeitura de Goiânia. A ação integra o projeto Talentos Gyn, que visa também descobrir novos talentos para a administração pública.

Goiânia será a primeira capital do país a receber o programa, que é conduzida pelo Escritório de Prioridades Estratégicas (Epeg). Iniciativa semelhante já foi realizada em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

As inscrições para o concurso começam já na terça, no site da prefeitura. A seleção ocorrerá em formato piloto no Escritório de Prioridades, podendo depois ser expandida. Sâo 16 vagas disponíveis neste processo seletivo experimental.

O Talentos Gyn é fruto de uma parceria com o Vamos – Transformar Lideranças no Setor Público e no Terceiro Setor, um grupo de atuação que reúne a a Fundação Lemann, Instituto Humanize e Republica.org.

“Além de ser um passo importante na modernização do processo de gestão de pessoas no governo, não haverá custos para a Prefeitura de Goiânia”, enfatiza o prefeito Rogério Cruz.

José Frederico Lyra Netto, Secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas, destaca que o processo seletivo buscará talentos tanto fora, quanto dentro da prefeitura. “A primeira etapa será a realização do processo seletivo para cargos de comissão, tendo como projeto piloto 15 cargos chave no Escritório de Prioridades Estratégicas”.

Clique e veja vagas disponíveis

O titular da pasta lembra ainda que o projeto contará com o acompanhamento e a participação da Secretaria Municipal de Administração (Semad), realização da Vamos – Transformar Lideranças no Setor Público e no Terceiro Setor, e apoio metodológico da Vetor Brasil. “As organizações já desenvolveram programas similares em diversos governos estaduais e, a partir de agora, Goiânia será a primeira capital a receber o projeto”, pontua José Frederico.

A atração de profissionais de alta qualificação, transferência de conhecimento sobre novas práticas de gestão de pessoas para a Prefeitura de Goiânia, pioneirismo na forma de seleção e contratação de servidores, além do custo zero são algumas das vantagens do programa, que no futuro pode ser ampliado e desenvolvido em todas as pastas da gestão municipal.

“Queremos ter em Goiânia as melhores práticas de gestão de pessoas que existem no mundo. Isso passa por seleção, formação e avaliação de desempenho. Os governos precisam investir em suas pessoas para que os serviços cheguem com qualidade no cidadão”, conclui o secretário da pasta.

O diretor de projetos da Fundação Lemann, Weber Sutti, ressalta a importância da administração pública investir em pessoas qualificadas para ocupar cargos de liderança. “A gestão pública não existe sem pessoas. E é muito importante atrairmos profissionais bem preparados para garantir cada vez mais qualidade e eficiência aos serviços prestados para a sociedade”, diz ele.


Leia mais sobre: / / Concursos / Destaque