O presidente Jair Bolsonaro discursou por cerca de dois minutos em uma manifestação de apoiadores, que protestaram contra o Congresso Nacional, defenderam o AI-5 e uma intervenção militar. O ato foi realizado em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, neste domingo (19). Em sua fala, Bolsonaro disse que “não negociará” com os parlamentares.
“Estou aqui porque acredito em vocês. Vocês estão aqui porque acreditam no Brasil. Nós não iremos negociar nada”, disse o presidente. Ele não explicou ao quê se referia.
A relação de Bolsonaro com o Congresso vem se desgastando mais intensamente neste ano. Na última semana, em entrevista à CNN, ele fez ataques ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e disse que ele deveria respeitá-lo como presidente da República.
Durante a manifestação, os apoiadores de Bolsonaro entoaram gritos de “Fora, Maia”. O presidente fez cobrança aos parlamentares. “(os políticos) têm que entender que estão submissos à vontade de povo“. E acrescentou: “Todos nós juramos um dia dar a vida pela pátria. Vou fazer o que for possível para mudar o destino do Brasil“
Apesar de a manifestação pedir intervenção militar, o presidente, no discurso, disse que a democracia e a liberdade devem ser preservadas.
“Temos um novo Brasil pela frente. Patriotas têm que acreditar e fazer sua parte para colocar o Brasil no destaque que ele merece. E acabar com essa patifaria. É o povo no poder. Para garantir a nossa democracia e aquilo que há de mais sagrado em nós, que é a nossa liberdade. Esses políticos têm que entender que estão submissos à vontade do povo brasileiro”, afirmou Bolsonaro.