De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços em Goiás teve crescimento de 9% em agosto de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. Com sete altas registradas este ano, o volume de serviços subiu 9,1% de janeiro a agosto.
Os dados divulgados nesta sexta-feira (14) apontam que, no acumulado de 12 meses, o aumento do setor em todo o Estado foi de 8,8%. Das atividades que compõem o setor as que te tiveram maior destaque foram: serviços de transportes, auxiliares aos transportes e correios, com 27,6%; serviços prestados às famílias, com 10,5%, e profissionais, administrativos e complementares, com 1,7%.
Apesar da alta registrada na comparação com 2021, na relação com o mês passado o setor apresentou queda de 3,4%. Para o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, o crescimento acumulado é avaliado como positivo. “Mesmo com a retração entre um mês e outro, o setor de serviços goiano cresce no acumulado. Estamos bem e o Estado segue forte na recuperação da economia. Com a intensificação dos trabalhos para fomento do setor, Goiás crescerá ainda mais”, afirma.
No cenário nacional, o setor de serviços também apresentou crescimento de 0,7% em agosto. Este é o quarto resultado positivo consecutivo, um avanço de 1,3% em relação ao mês anterior. No ganho acumulado, isso significa aumento de 3,3% no período.
Leia mais sobre: Economia de Goiás / retomada econômica / Setor de Serviços / Notícias do Estado