05 de dezembro de 2025
Agenda internacional

Em agenda na Finlândia, Daniel Vilela conhece produção de satélites de alta precisão

O vice-governador foi apresentado à produção da startup finlandesa Iceye, capaz de monitorar eventos climáticos com alta precisão
Comitiva do Governo de Goiás conhece a companhia de satélite mais inovadora do mundo, na Finlândia. Foto: Vice-governadoria
Comitiva do Governo de Goiás conhece a companhia de satélite mais inovadora do mundo, na Finlândia. Foto: Vice-governadoria

O vice-governador Daniel Vilela, junto à comitiva goiana, conheceram empresa é responsável pela maior “constelação” de satélites do tipo SAR (sigla em inglês para Radar de Abertura Sintética) do mundo, na Finlândia. A startup finlandesa Iceye, criada pela Universidade de Aalto, na cidade de Espoo, desenvolveu uma tecnologia capaz de monitorar com alta precisão eventos climáticos e estratégias de segurança e defesa.

“Viemos conhecer essa startup porque esta tecnologia pode ser útil para nós em Goiás. Buscamos conhecer, cada vez mais, como podemos usar a tecnologia para aprimorar o trabalho que desempenhamos em diversas áreas no estado e esta pode ser uma delas”, explicou o vice-governador Daniel Vilela.

O Brasil possui dois desses satélites, atualmente voltados para o monitoramento da Amazônia, e sob controle da Força Aérea Brasileira (FAB). A tecnologia utiliza ondas de rádio que podem penetrar nuvens e ver entre as vegetações.

De acordo com a gerente sênior para a América Latina da startup, Ariadna Gutiérrez, a tecnologia empregada é a mais inovadora no mundo. “A Iceye é a companhia satelital mais inovadora do mundo porque criaram o primeiro satélite de radar miniatura, tendo 48 em órbita neste momento”, afirmou.

Além de desmatamento, os satélites, que medem cerca de 1m³, também são capazes de monitorar e prever queimadas, inundações, assim como estratégias de segurança e defesa. A Ucrânia usou os satélites para identificar mais de 7 mil elementos, como armamentos, escondidos sob a copa das árvores no conflito atual contra a Rússia.

A comitiva, formada pelos secretários José Frederico (Ciência, Tecnologia e Inovação), Adriano da Rocha Lima (Geral de Governo), Alan Tavares (Administração) e Sérvulo Freire (Economia) parte agora para Singapura.

O país é considerado referência mundial em tecnologia e inovação, devido ao seu ecossistema de inovação que fomenta a criação de startups de base tecnológica, assim como na formação de mão de obra qualificada em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A missão segue até o dia 4 de junho.


Leia mais sobre: Cidades