21 de dezembro de 2024
Cidades

Em 2015, caiu em 12% o volume de homicídios em Goiânia; É o menor número em 3 anos.

Dados do Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás destacam que o número de homicídios em Goiânia terminou 2015 com queda de 12,08% no número de registros de homicídios dolosos, em comparação com 2014. Foram 553 caso em 2015, no ano passado forma 628 homicídios.

A  capital teve o menor número de homicídios nos últimos três anos. Em relação à taxa por 100 mil habitantes, metodologia utilizada para análise de indicadores de violência e criminalidade, a queda foi maior, chegando a 13,21%.

 

As informações do Observatório de Segurança demonstram também que a capital registrou queda no número de homicídios no quatros trimestres do ano. Em números absolutos, houve recuo de 11,6% no quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2014 e de 5,5% em comparação ao terceiro trimestre de 2015. A evolução mensal dos registros mostra, que houve queda em oito meses do ano, em comparação com o mês respectivo de 2014.

foto 3

 

Os dados do Observatório de Segurança indicam que a redução no número de homicídios dolosos ocorreu em praticamente todas as regiões da capital.Na região Sul a redução foi de 25%, na região Norte foi de 14%, na Sudoeste foi de 23%, na região Central de Goiânia a queda foi de 18%, na região Leste 11,6%, na região oeste a queda foi de 10,4%, a região com queda menor no número de homicídios foi a Noroeste com 5,1%.  A análise da série histórica – iniciada em 2011, quando a SSPGO estruturou a Gerência de Análise Criminal, hoje Observatório de Segurança – permite constatar que 2015 registrou marcos significativos na redução de homicídios dolosos na capital.

 

foto 5

 

Esses dados reforçam a melhoria de Goiânia apontada por publicações nacionais sobre criminalidade e violência, como o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em outubro, a publicação já havia detectado que a capital goiana recuara no ranking brasileiro de homicídios dolosos.

Segundo o Anuário, em sua edição de 2015, Goiânia havia recuado da 9ª para a 11ª posição entre as capitais com maior taxa de homicídios por habitante. Com os dados de 2015, a tendência, segundo o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Joaquim Mesquita, a tendência é que ocorra um recuo ainda mais significativo nas próximas edições do Anuário.


Leia mais sobre: Cidades