22 de dezembro de 2024
União contra Bolsonaro • atualizado em 28/03/2022 às 20:53

Elias Vaz vê ‘coerência’ em filiação de José Eliton ao PSB: “Fortalece o partido”

Para o parlamentar, o importante é unir forças contra o bolsonarismo em Goiás e no Brasil
Deputado federal e ex-governador de Goiás devem caminhar juntos e somar forças no campo progressista (Foto: Montagem)
Deputado federal e ex-governador de Goiás devem caminhar juntos e somar forças no campo progressista (Foto: Montagem)

Prestes a ser confirmada, a possível filiação do ex-governador de Goiás, José Eliton, hoje no PSDB ao PSB é bem vista pelo presidente estadual da legenda, deputado federal Elias Vaz. A “transferência” será sacramentada dentro dos próximos dois dias mas já é vista como consolidada e teve como principal articulador o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin que recentemente também adentrou nas fileiras socialistas.

“Bom, eu acho muito importante a filiação do ex-governador José Eliton porque isso vai no mesmo, na mesma coerência com a que foi a filiação do Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, ao PSB”, destacou ao Diário de Goiás o comandante da sigla em Goiás, Elias Vaz nesta segunda-feira (28/03). 

Para o parlamentar, o mais importante neste momento, é unir forças contra o bolsonarismo. “Na verdade nós precisamos ter a compreensão de que a aliança agora é de uma candidatura contra o Bolsonaro, ela precisa ser mais larga nos estados isso tem que ser reproduzido. Então eu acho que é uma é uma questão até de coerência e nós achamos importante essa sua filiação”, pontuou.

Para Vaz, a ida de José Éliton ao PSB fortalece não apenas o partido como o campo progressista em Goiás. “Ele vindo pro partido eu tenho certeza que vai fortalecer o partido nessa luta a nível que nós temos nacional e ela acontece em cada estado que é que é na verdade o fortalecimento dos campos progressistas, dos campos que realmente eh das pessoas que acreditam na democracia”, crava.

Eliton diz que filiação será decidida nos próximos dois dias

Licenciado da presidência do PSDB desde o ano passado para se dedicar a um tratamento de saúde, o ex-governador José Eliton, em conversa com a reportagem do Diário de Goiás disse que está empolgado com a retomada política e 100% fisicamente. Uma decisão sobre a despedida de ninhos tucanos será tomada nesses próximos dois dias.

“Tenho conversado com Geraldo Alckmin em São Paulo e tive boas conversas com o presidente do partido em Goiás, Elias Vaz, mas também tenho dialogado com um grupo no PSDB. Uma decisão será tomada até quarta-feira. Precisamos resolver isso logo por que temos a legislação eleitoral que impõe prazos”, destacou.

Perillo levanta possibilidade do aliado se candidatar ao Governo

O ex-governador Marconi Perillo que já fez dobradinha com José Eliton no governo do Estado, quando o teve como vice, em suas últimas gestões no Palácio das Esmeraldas pontuou em entrevista ao jornalista Jackson Abrão, do O Popular nesta segunda-feira (28/03) que vê o futuro ex-tucano como pré-candidato ao Governo. Claro, no campo das hipóteses.

“Eu acho que o PT e a esquerda terão um candidato a Governador. O pré-candidato do PT é o ex-reitor da PUC, professor Wolmir Amado. Caso se confirme essa filiação do governador José Eliton ao PSB, pode ser que ele também seja pré-candidato, ele não tratou isso comigo, mas pode ser”, pontuou, destacando que conversou com Eliton na última sexta-feira (25/03) quando o aliado disse sobre a possibilidade da migração partidária. “Ele votou no Alckmin no primeiro turno para presidente e depois anunciou voto [no Haddad]. Ele há algum tempo tem defendido uma aliança mais à esquerda aqui no estado. Na última sexta-feira ele me procurou para dizer que conversou com lideranças do PSB e que havia uma vontade da parte dele de seguir esse caminho.”


Leia mais sobre: / / / / / Política