19 de dezembro de 2024
Brasil • atualizado em 12/02/2020 às 23:55

Eleitos presidente e relator da CPI do Carf

O argumento dos deputados é de que não é possível analisar ainda o projeto infraconstitucional. (Foto: Agência Brasil)
O argumento dos deputados é de que não é possível analisar ainda o projeto infraconstitucional. (Foto: Agência Brasil)

O deputado federal Pedro Fernandes (PTB) foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), nesta terça-feira (8). A chapa única foi aprovada por integrantes da CPI, por 16 votos secretos.

A partir de agora, a comissão poderá funcionar normalmente. O presidente deverá ainda apresentar uma lista tríplice com nomes de parlamentares que poderão assumir a relatoria das investigações.

A CPI do Carf foi criada em 4 de fevereiro deste ano e tem como objetivo investigar denúncias de fraudes no Conselho, referentes ao Ministério da Fazenda. Os parlamentares terão 120 dias de trabalho para apurar supostos pagamentos de propina que teriam sido feitos para manipular julgamentos relacionados a casos de sonegação fiscal.

“Iremos fazer um trabalho em conjunto. Quero me reunir com a Mesa e, na próxima sessão, apresentar o plano de trabalho e discutir de forma democrática para que esta Comissão dê resposta à sociedade brasileira. Tivemos a Comissão no Senado, que fez o papel dele, e agora fazermos o nosso”, afirmou o deputado João Carlos Bacelar (PR), que foi indicado para ser o relator da CPI.

Além disso, Bacelar informou que foram solicitados documentos e provas, levantados pelos senadores. O deputado também sugeriu que as reuniões da Comissão fossem realizadas às terças e quintas-feiras, pela manhã.

O primeiro vice-presidente da CPI será Hildo Rocha (PMDB), o segundo vice-presidente, Paulo Pimenta (PT), e o terceiro, Carlos Sampaio (PSDB). 

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:


Leia mais sobre: Brasil