08 de agosto de 2024
Educação • atualizado em 01/02/2024 às 10:07

Eleições para novos conselheiros escolares serão realizadas nesta quinta (1), em Anápolis

Podem se dirigir à unidade de ensino para votar, todos os pais, responsáveis, estudantes a partir de 12 anos, equipe administrativa e professores
O Conselho Escolar é de natureza consultiva, deliberativa e fiscalizadora, que tem como objetivo acompanhar e avaliar o processo educacional. (Foto: Secom).
O Conselho Escolar é de natureza consultiva, deliberativa e fiscalizadora, que tem como objetivo acompanhar e avaliar o processo educacional. (Foto: Secom).

Acontece nesta quinta-feira (1º), as eleições para a definição dos novos membros dos Conselhos Escolares das unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Anápolis. Os novos conselheiros ocuparão os cargos de presidente, vice-presidente, secretário e membros da execução financeira e irão atuar no biênio 2024/2025 nas questões pedagógicas, administrativas e financeiras de escolas e Cmeis.

Flávia Fernanda, diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, ressalta a importância do envolvimento de toda a comunidade com as eleições. “O Conselho Escolar é um aliado da gestão educacional para planejar investimentos e melhorias das ações e projetos nas unidades. Por ser um segmento com representações de toda a comunidade escolar, a atuação em conjunto garante a eficácia do funcionamento e desenvolvimento das nossas escolas e Cmeis”, diz.

Podem se dirigir à unidade de ensino para votar, todos os pais, responsáveis, estudantes a partir de 12 anos, equipe administrativa e professores. O Conselho Escolar é de natureza consultiva, deliberativa e fiscalizadora, que tem como objetivo acompanhar e avaliar o processo educacional, devendo contribuir para a melhoria do processo pedagógico e administrativo.

Os conselhos são órgãos colegiados, compostos por representantes da comunidade escolar e local, sendo formados por um representante de cada segmento, como estudantes, professores, servidores administrativos e pais.

Em outubro de 2023 o Conselho foi responsável pela entrega de duas novas resoluções para a Secretaria Municipal de Educação. Os documentos estabeleceram parâmetros para o calendário escolar do ano de 2024. “As normativas facilitam o fluxo de processos entre secretaria e conselho, visando pleno funcionamento das unidades e a melhoria na qualidade de ensino dos nossos estudantes”, ressaltou Valto Elias de Lima, atual presidente do Conselho Municipal de Educação.


Leia mais sobre: / / / / Cidades

Comentários