10 de agosto de 2024
Segundo turno • atualizado em 30/10/2022 às 17:47

Eleições 2022: votação para presidente do Brasil já se encerrou em pelo menos 17 países; confira

Na Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul e China, escrutínios foram expostos com número de votos
Em países europeus, africanos e em parte da Ásia, votação continua, assim como nas Américas. Na foto, Porto, em Portugal (Foto: Carlos Nathan Sampaio)
Em países europeus, africanos e em parte da Ásia, votação continua, assim como nas Américas. Na foto, Porto, em Portugal (Foto: Carlos Nathan Sampaio)

Ao menos 17 países com eleitores brasileiros já encerraram as urnas até as 11 horas deste domingo (30). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo turno, que decidirá se o presidente Jair Bolsonaro (PL) é reeleito ou se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltar ao poder, acabou na China, na Coreia do Sul, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Nepal, Nova Zelândia, Omã, Singapura, Tailândia, Taiwan, Timor Leste e Vietnã.

Na contagem da Nova Zelândia, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu com 353 votos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), tentando a reeleição, teve 132. Já na Austrália, o petista angariou 2970 contra 1688 do adversário. Vale lembrar que os resultados resultados são provisórios.

No Japão, Jair Bolsonaro (PL) teve uma ampla vantagem contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por 3.488 votos, contra 651. Já na Coreia foram 126 votos do petista, contra 70 do presidente e, na China, 199 votos para o PT, contra 146 de Bolsonaro. Tendência se repete como tem sido no primeiro turno.

O encerramento antecipado se deve ao fuso horário adiantado em relação ao Brasil, ou seja, outros eleitores continuam votando em dezenas de outras localidades fora do país durante as próximas horas. Em países europeus, africanos e em parte da Ásia, votação continua, assim como nas Américas. Ao todo, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior, apenas para presidente da República e em 141 cidades estrangeiras localizadas em 101 países.

Resultados não oficiais

Os dados divulgados até o momento são extraoficiais, já que o resultado oficial só será totalizado na apuração dos votos, que começa a após às 17h (horário de Brasília), conforme informado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas é importante lembrar que os resultados em cada seção eleitoral no exterior podem ser conferidos pelos próprios eleitores por meio do Boletim de Urna (BU), que é emitido pelo equipamento.

Acompanhe ao vivo a apuração dos votos para presidente através do youtube:


Leia mais sobre: / / / Mundo

Comentários