Em meio a uma grande polarização política no Brasil, a comparação histórica da taxa de indecisos em ano eleitoral, surpreende nestas eleições 2022. De acordo com a pesquisa Datafolha, as eleições deste ano é a que mais apresenta o menor percentual de indecisos no mês de agostoEv, desde 1989.
A imagem representa os percentuais de respostas como ”não sabe”, ou, ”não respondeu” para a pergunta de intenção de voto a presidente espontânea. Desde 1989, considerando as oito eleições diretas, a média no mês de agosto é de 37% de indecisos em pesquisas realizadas pelo Datafolha ou Ibope.
De acordo com Emerson Cervi, professor do departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, isso indica um desvio padrão para cima e um para baixo da média. Ele explica que a diferença está em 1994 e 1998, com altos percentuais de indecisos, já em 2022, apresenta o mais baixo percentual da série.
Apesar do país ter hoje um presidente candidato á reeleição, nas pesquisas ele não aparece na dianteira das intenções de voto. Neste ano, até então, não temos horário eleitoral, com isso, o eleitor está mais decidido. ”Parece que 2022 será uma espécie de acerto de contas com 2018. Deveremos voltar às condições normais de disputa apenas em 2026”, pontua o professor, em suas redes sociais.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Pesquisa eleitoral / Eleições 2022 / Política