Detentas da Unidade Prisional Regional Feminina de Serranópolis, localizada na região sudoeste de Goiás, produziram peças de artesanato, que foram expostas durante a Assembleia Internacional do Rotary Club, em Orlando, nos Estados Unidos. A exposição aconteceu entre os dias 7 e 11 de janeiro, reunindo representantes de 222 países, contando com cerca de 1,2 mil participantes.
As peças foram confeccionadas por 41 detentas da unidade prisional de Serranópolis. As custodiadas integram o projeto “Elas Existem” e, além de peças de artesanato, fabricam fraldas e outros artigos utilizando barbante, como por exemplo tapetes. Somente em fraldas, a produção mensal é de 3,5 mil, sendo todas doadas para hospitais, creches e lar de idosos da região.
Para a exposição, foram produzidos bonecos de amigurumis, que consiste em uma técnica de tricô ou malha, e cabaças com imagens religiosas.
Representando o Brasil, estiveram presentes na assembleia 31 governadores e, ao final da mostra, os representantes dos países trocaram os artigos entre si. Segundo a secretária do Rotary Jataí, Eliana Melo Machado Moraes, a exposição é organizada por casa país e que no Brasil, o objetivo foi levar projetos humanitários.
“Cada país organiza sua exposição. Do Brasil, procuramos levar projetos humanitários e que gerem desenvolvimento econômico sustentável. E o projeto de Serranópolis chamou muito a nossa atenção pelo trabalho de recuperação das reeducandas. Além de remir a pena, as presas aprendem uma profissão e conseguem gerar renda”, diz a secretária.
Leia mais sobre: Artesanato / Detentas / Exposição / Unidade Prisional de Serranópolis / Cidades