De volta à vida de classe média, o mega-falido empresário Eike Batista voou às pressas para Nova York na noite de segunda-feira com esperança de reunião com a presidente Dilma Rousseff, hoje, longe dos holofotes da imprensa brasileira. Eike foi visto no voo da TAM JJ8078 (Galeão- JFK), no assento 3C, ao lado de assessor. Desde que noticiou-se a quebradeira de suas empresas e a perda significativa de valores de suas ações, Eike vendeu seus três jatinhos – em dois deles, modelo Gulfstream, fazia voos como esse.
Com estilo
Aliás, quem já foi rei, não perde a majestade: apesar de falido, Eike viaja com estilo, na primeira-classe. Um bilhete custa em torno de R$ 12 mil pela companhia.
Pagando conta
Eike também tentará encontrar credores estrangeiros, a quem deve muito. Eles passarão hoje por NY a reboque dos presidentes que financiam, na Assembleia Geral da ONU.
Fora do ar
Aliás, quem anda sumido é o ex-governador do Rio Sérgio Cabral. Não é segredo entre gabinetes – políticos e da EBX – que Cabral tinha prioridade nos jatinhos de Eike.
Fora do ar 2
A situação anda tão feia para Eike que até o site oficial de sua holding EBX saiu do ar há meses e nunca mais voltou. Ontem a Coluna tentou contato com assessoria, em vão.
USP – zona de risco
Com casos seguidos de mortes – trote (Edison Hsueh, 1999), latrocínio (Felipe Paiva, 2011), estupro (2011, festa da Medicina) e agora Victor Hugo, encontrado boiando na raia olímpica sem marcas de afogamento, a USP , não é exagero, pode entrar na lista do mais perigoso campus do mundo.
Nota zero
Sem falar na vergonhosa situação financeira e da greve de três meses dos funcionários, que chegou ao fim esta semana. Isso porque a universidade é administrada por notórios doutores…
Se vira, chefe!
A crise econômica no Brasil está tão séria que Guido Mantega (Fazenda) e Alexandre Tombini (BC) deixaram a presidente Dilma numa saia justa. Não viajarão com a presidente Dilma para o G20 na Austrália, onde será cobrada pela situação do País.
Foi elogiado
Após o destaque da Coluna de ontem sobre sua estreia em palanque, João Henrique Campos, 20, filho de Eduardo, comedido fechou-se e não quer holofotes.
Se liga, Armando!
A militância de Armando Neto (PTB), ex-líder para o governo de Pernambuco, anda tão desanimada que uma cabo-eleitoral, ao ser interpelada por cidadão na Av. Agamenon Magalhães, justificou assim: ‘Porque ele vai perder’. Recebem R$ 20 por dia para isso.
Os sem-portos
Estão suspensas há quatro meses autorizações para novos portos. Com isso, perderam os prazos e terão de ser refeitos os pedidos de instalação portuárias na Região Norte e Nordeste. Com o sudeste saturado, são as principais vias de escoamento de grãos.
O cerne
Portaria da Secretaria de Patrimônio da União instituiu grupo de trabalho que suspendeu a liberação das certidões necessárias para a Antaq dar andamento ao trâmite, que leva no total um ano e meio. O grupo tinha prazo até ontem para finalizar seus trabalhos.
Setor protesta
Para reduzir a morosidade de processos como este e para eliminar entraves históricos do setor, a Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) lançou, este mês, um documento e apresentou às equipes de Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves.
Velho Chico
Secou a nascente do rio São Francisco. A coisa seria pior. Por incompetência dos governos envolvidos, sorte do rio as obras de transposição não andarem..
Por Arlan
Centenas de jovens foram às ruas de Assunção em protesto pela libertação do jovem brasileiro Arlan Fick, sequestrado há 6 meses pelo Exército do Povo Paraguaio.
Ponto Final
A pergunta que há 15 anos não quer calar: quem matou o estudante Edison Hsueh, encontrado afogado no trote da USP?
_____________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste
Leia mais sobre: Leandro Mazzini