23 de dezembro de 2024
Cidades

Educação em Goiás disponibiliza canais para apoiar estudantes que farão o Enem

Educação em Goiás pretende apoiar alunos que farão o Enem
Educação em Goiás pretende apoiar alunos que farão o Enem

A Educação em Goiás têm oferecido aulas e conteúdos direcionados aos estudantes da rede pública que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) em 2020. A Secretaria de Educação (Seduc) pretende com as ações, garantir que todos tenham acesso a material de estudo em diversos formatos com o uso de suportes como televisão, rádio, parcerias com transmissões ao vivo em redes sociais, aplicativos de conversa, entre outros.

O conteúdo específico é oferecido além dos componentes regulares da plataforma digital NETescola, disponível para alunos e professores com conteúdo semanal. De acordo com a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany da Costa Gundim Cardoso, nas coordenadorias regionais de educação em todo o Estado, os esforços para garantir que o conteúdo chegue ao aluno pode até mesmo levar o professor à residência do inscrito no Enem. “Buscamos conscientizar o estudante de que o momento é de aulas remotas, fazendo com que crie o hábito de assisti-las”, pondera.

Videoaulas periódicas via aplicativo de mensagens são encaminhadas, por meio do projeto “Goiás Bem no Enem em Casa”. Todas segundas e sextas-feiras, videoaulas com duração de 10 a 20 minutos chegam aos estudantes. Já o segmento “Goiás Bem no Enem na TV” é transmitido via TV Brasil Central (TBC), aos sábados, às 8h30. São duas aulas televisionadas a cada semana com duração total de 26 minutos. Há ainda o projeto “Segundou!!!” com transmissão, via aplicativo de conversa, de vídeos com indicações que contemplam filmes, séries e documentários. 

A maratona de estudos tem ainda o “Desafio Weekend”, lista de questões no padrão da avaliação nacional, dividida em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos. Posteriormente, os alunos recebem videoaulas com a resolução dos enunciados. O suporte da Seduc envolve ainda videoaulas às sextas-feiras com dicas de literatura, por meio do projeto “Sextou!!!”; além de pílulas sobre todos os conteúdos do Enem no “Minuto Enem”. Durante a semana, as ações são replicadas na grade de programação da TBC. A Rádio Brasil Central (RBC) transmite semanalmente os conteúdos do programa “Seduc em Ação”, voltado para o ensino médio e também ensino fundamental. 

Adiada em função da pandemia de Covid-19, esta edição do Enem terá as provas impressas aplicadas nos dias 17 e 24 janeiro de 2021. Como novidade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, disponibilizou também vagas para a versão digital da prova, marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Em Goiás, 1.800 estudantes da rede pública participarão da avaliação em novo suporte, sendo 1.500 inscrições em Goiânia e 300 em Anápolis, conforme dados da Seduc.


Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2 / Educação