O vice-governador, Daniel Vilela, destacou o papel estratégico do novo Agrocolégio Estadual Maguito Vilela, nesta segunda-feira (27). A instituição, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), combina ensino médio com formação técnica em agropecuária, e vai formar jovens para atuar no setor econômico que mais cresce no Estado.
Vilela pontuou que a iniciativa vai “unir dois potenciais de Goiás: educação e agropecuária”. O vice-governador frizou que o objetivo é capacitar jovens para que eles possam aplicar novas tecnologias no campo, garantindo a sucessão familiar e o desenvolvimento rural.
O método de pedagogia alternada, no qual os estudantes passam um mês em aulas teóricas e outro aplicando os conhecimentos no campo, foi desenhado para unir teoria e prática. “Tenho certeza que este modelo terá tanto sucesso e será replicado para outras regiões de nosso estado”, disse Daniel. E acrescentou: “será um local de muita oportunidade para estudantes talentosos, que têm habilidade e conhecimento do campo. Vamos colaborar para suas formações e, assim, transformar o futuro”, afirmou.
Daniel também ressaltou a inovação do modelo educacional. “Na Emater, temos os melhores profissionais na área de pesquisa e inovação, que utilizam o que há de mais moderno para transformar a vida dos jovens estudantes e de seus familiares.”
A escola funciona no Centro de Treinamento da Emater Goiás e recebeu sua primeira turma com 60 alunos, que iniciaram as aulas na última segunda-feira (20). O diretor da escola, Marcos Cézar Teles de Camargo, reforçou o impacto do novo formato educacional. “Já deu certo. Começamos o ano letivo a pleno vapor”, declarou. Segundo ele, o modelo permitirá que os alunos se tornem técnicos em agropecuária e, ao mesmo tempo, estejam preparados a prestar vestibulares ou explorar outros caminhos acadêmicos.
Homenagem a Maguito Vilela
Batizado em memória do ex-governador de Goiás, o Agrocolégio Maguito Vilela celebra o legado de um líder que acreditava no potencial transformador da ciência e da inovação para o campo. Maguito foi governador, senador, deputado estadual e federal por Goiás, ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e Goiânia, tendo falecido em janeiro de 2021. Se estivesse vivo, o político teria completado 76 anos de idade na última sexta-feira (24).
Durante a inauguração, Daniel Vilela destacou a relação do pai com a Emater.“Meu pai tinha um vínculo muito forte com esta agência. Ele reconhecia a importância da pesquisa e da ciência. Nessa época, foram feitas várias missões internacionais para buscar inovações e replicar em nosso estado. Foi um momento de grande desenvolvimento e de oportunidades para a Emater”, lembrou o vice-governador.
Leia mais sobre: Daniel Vilela / Cidades / Notícias do Estado

