A propaganda eleitoral gratuita no rádio foi iniciada nesta terça-feira (19) com homenagens de vários candidatos, partidos e coligações ao ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos. Além disso, também foram divulgadas apresentações dos candidatos e planos de governo. A informação é da Agência Brasil.
A coligação Unidos pelo Brasil, liderada pelo PSB, usou todo o seu tempo, de dois minutos e três segundos, para homenagear Eduardo Campos, que morreu na última quarta-feira (13), em acidente aéreo em Santos (SP).
Como substituta de Campos, Marina Silva (PSB-Rede) ainda não foi apresentada oficialmente, mas o partido usou uma fala do ex-governador em que cita a candidata. “Vamos precisar unir o Brasil e as boas pessoas do Brasil. Eu (Campos) e Marina estamos prontos para fazer mudança para o futuro do Brasil”. O partido tem até quarta-feira (20) para decidir oficialmente quem será o substituto.
A coligação Muda Brasil, liderada pelo PSDB, também destinou parte do seu tempo de propaganda, que é de quatro minutos e 35 segundos, para homenagear Eduardo Campos. Aécio Neves lamentou a morte de todas as vítimas que estavam dentro do avião no dia do acidente e ressaltou a relação de amizade e respeito que tinha com Campos desde a década de 80.
Aécio foi apresentado como alternativa de mudança. “É importante que fique claro: o problema não é o Brasil, o problema é a forma como o Brasil está sendo governado”.
Detentora do maior tempo de propaganda, 11 minutos e 24 segundos, a candidata à reeleição, Dilma Rousseff, disse que será feita uma campanha “de alto nível, positiva e com discussão de ideias”. A coligação Com a Força do Povo, reúne PT e mais oito partidos. O programa também fez uma comparação entre o atual governo e anteriores, destacando a queda na taxa de desemprego e aumento do número de empregos formais.
Dilma também falou sobre os investimentos em habitação e sobre o Programa Mais Médicos. Além disso, o programa também teve grande participação do ex-presidente Lula.
Os demais candidatos à Presidência também apresentaram suas ideias no primeiro programa. A propaganda eleitoral continua até o dia 2 de outubro, dividida em dois blocos diários. Nas rádios, a transmissão será realizada das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Já na televisão, o primeiro bloco será iniciado às 13h até às 13h25. À noite, a propaganda é retomada às 20h30 e termina às 20h55.
As terça, quintas-feiras e sábado estão destinados à propaganda de candidatos à Presidência e as segundas, quartas e sextas-feiras, às campanhas para governador.
Leia mais sobre: Política