05 de dezembro de 2025
AMEAÇA GRAVADA • atualizado em 09/09/2025 às 14:52

Eduardo Bolsonaro ameaça família do ministro Alexandre de Moraes em vídeo publicado no X

Deputado federal faz declarações contra ministro do STF e sua família, admite que pegou pesado, mas não se desculpa, ao contrário
Nos Estados Unidos, onde passou a viver, deputado divulgou vídeo com ameaças - Foto reprodução / redes sociais
Nos Estados Unidos, onde passou a viver, deputado divulgou vídeo com ameaças - Foto reprodução / redes sociais

O deputado federal Eduardo Bolsonaro publicou no domingo (7) um vídeo em que faz ameaças à família do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

“Eu vou provar para o Alexandre de Moraes que ele encontrou um cara de saco roxo que vai acabar com essa brincadeirinha dele. Moraes, você, a sua mulher, e depois dela, que em breve será sancionado [são] os seus filhos. Eu vou atrás de cada um de vocês”, ameaçou em um vídeo divulgado na conta do deputado no X (antigo Twitter).

A publicação expõe um trecho de uma videochamada de Eduardo com apoiadores que participavam de manifestações bolsonaristas em Curitiba e Porto Alegre. E na legenda, Eduardo admite que pode ter se “excedido”.

Mesmo reconhecendo isso, ele não se desculpa ou volta atrás, ao contrário, segue justificando que “palavras mais duras existem para isso”. Ele afirma a seguir: “Só um homem agressivo pode ser pacífico, do contrário a única opção é ser cordeiro”, escreveu.

Ministro votou nesta terça pela condenação de Bolsonaro (Foto: Antônio Augusto/TSE)

As falas vieram no contexto do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pai do deputado, pelo STF. No domingo, quando o vídeo foi publicado, havia protestos pedindo anistia e condenação para o ex-presidente. Nesta terça-feira, o julgamento foi retomado e já tem o voto do relator, justamente Moraes, pela condenação de Bolsonaro e de todos do núcleo dele.

O deputado, que vem faltando no Congresso Nacional desde que sua licença terminou, em 20 de julho, continua nos Estados Unidos empenhado em conseguir sanções contra Moraes e contra a economia nacional também para forçar o ministro. Ele está sendo investigado pelo STF e também sob ameaça de cassação no Congresso Nacional.


Leia mais sobre: / / / Direito e Justiça / Política