06 de janeiro de 2025
Economia

Economia passa por transição ‘um pouco difícil’, diz Levy

Rio – A economia brasileira passa por um momento de transição “um pouco difícil”, afirmou ontem o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Embora acredite que acelerar essa transição seria bom para recolocar o País em trajetória de crescimento, ele disse que o atraso na votação de temas como o projeto de lei que revê as desonerações sobre a folha de pagamento das empresas pode “esticar” o ajuste fiscal.

“Há uma transição, e essa transição às vezes é um pouquinho difícil, mas se a gente acelerar essa transição ajuda”, disse Levy durante a abertura da 157ª reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), no Rio. “É um momento em que precisamos ter bastante clareza e determinação. O Brasil tem tudo para conseguir crescer sem precisar de apenas um ciclo de commodities.”

A “travessia” tem sido mais lenta do que o esperado. Medidas consideradas cruciais para o ajuste fiscal estão levando mais tempo do que o previsto para serem votadas pelo Congresso. Sem isso, há dificuldades para abastecer os cofres do governo e arrumar a casa.

“O governo tem feito uma despesa de R$ 25 bilhões (por ano com as desonerações), duas vezes o Minha Casa Minha Vida. Essa é uma despesa que o governo não pode continuar fazendo”, disse Levy. (Estadão Conteúdo)


Leia mais sobre: Economia