23 de novembro de 2024
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:41

Ebola: de acordo com ministro da saúde, situação no Brasil está sob controle

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, mesmo com o primeiro caso suspeito de ebola no Brasil, registrado em Cascavel (PR), “a situação está sob controle”.

“Todos os procedimentos realizados foram feitos em um tempo-resposta extremamente adequado e em cumprimento a todo os requisitos de protocolo”, afirmou em entrevista nesta sexta-feira (10).

Leia mais: Paciente com suspeita de Ebola está no Rio de Janeiro.

O ministro também explicou que a identificação do caso foi feita pela Secretaria de Saúde do município. O órgão também tratou de isolar o paciente e notificou a Secretaria de Saúde do Paraná e o Ministério da Saúde. Segundo o governo brasileiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também já foi informada sobre o caso suspeito.

O último boletim médico divulgado indica que o estado geral de saúde do paciente, de 47 anos, é bom e que ele não apresenta febre ou outro sintoma, como hemorragia e diarreia. No entanto, o homem continua em total isolamento.

Além disso, também foram identificadas 64 pessoas que tiveram algum tipo de contato com o paciente. Entre essas pessoas, 60 tiveram contato dentro da Unidade de Pronto Atendimento de Cascavel. Outras três tiveram contato direto. Dois casais hospedados na mesma residência em que o homem estava também estão sendo monitorados.

O risco dessas pessoas é considerado baixo, mas mesmo assim serão monitoradas durante 21 dias.


Leia mais sobre: Cidades