10 de agosto de 2024
Cidades

“É preciso combater as desigualdades com ações, não com discurso”, afirma Marconi ao lançar Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos

Lançamento ocorreu nesta segunda, 19. (Foto: Fernando Leite)
Lançamento ocorreu nesta segunda, 19. (Foto: Fernando Leite)

Com intuito de fortalecer e intensificar as políticas públicas voltadas aos direitos humanos, o governador Marconi Perillo oficializou, na tarde desta segunda-feira (19), a criação do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Combate ao Preconceito, e empossou membros do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura em Goiás, em solenidade no Itego em Artes Basileu França.

“É preciso combater as desigualdades com ações, não com discurso”, afirmou Marconi, em referência à criação do órgão, que vai fiscalizar e acompanhar as violações aos direitos humanos, manifestações preconceituosas e discriminatórias no Estado de Goiás; trabalhar junto às autoridades competentes denúncias e representações, e apontar intervenções aos problemas pertinentes à defesa dos direitos e garantias individuais dos cidadãos.

O comitê e o conselho são coordenados pela Secretaria Cidadã. O Conselho possui membros ligados às superintendências e gerências de políticas para mulheres, promoção da igualdade racial, diversidade sexual, direitos da criança e adolescente, da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. Tem, ainda, representantes do Ministério Público de Goiás, Tribunal de Justiça de Goiás, e Assembleia Legislativa de Goiás, Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás, dentre outros.

Durante o evento, Marconi também assinou convênio com a Fundação Banco de Olhos de Goiás (FUBOG), para investimento da ordem de R$ 4,8 milhões, do Fundo Estadual da Pessoa Idosa, para realização de exames e cirurgias oftalmológicas em pessoas idosas.

A secretária Cidadã, Onaide Santillo, destacou que, ao longo de suas gestões, Marconi tem adotado políticas públicas pioneiras para a área social. E, graças ao seu olhar sensível e visionário, revolucionou a área com programas que serviram de inspiração para o País. Ela ressaltou que foram investidos R$ 760 milhões no programa Renda Cidadã, que já beneficiou cem mil famílias desde que foi criado, em 1999.

 O vice-governador Zé Eliton afirmou que os programas sociais nas gestões de Marconi são fruto de um sentimento, o de abrir portas para os goianos. “O legado que Marconi deixa aos goianos, sobretudo aos jovens, é de esperança. Esperança de que poderão estudar, de ter a oportunidade do primeiro emprego, da oferta de trabalho”, disse, direcionando-se aos beneficiários do programa Jovem Cidadão que estavam presentes no evento.

Marconi citou a criação dos programas Bolsa Universitária e Renda Cidadã, e lembrou que a UEG já formou 100 mil alunos. “Quero reiterar meu compromisso e prioridade às artes, ciência e cultura do nosso Estado. Torço muito para que vocês possam agarrar as oportunidades, estudar, trabalhar e se firmarem cidadãos de bem, ajudando na construção de um estado cada vez melhor e mais repleto de oportunidades”, disse.

O estudante Gabriel Batista discursou em nome dos colegas e agradeceu a Marconi pela criação do Jovem Cidadão. “Sou grato ao governador Marconi por esse programa. Tive essa oportunidade há quase um ano, e tem me ajudado muito”, contou.

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários