O governador Ronaldo Caiado, em evento de inauguração da duplicação de 15,1 km da BR-050, entre Catalão e Cumari, nesta segunda-feira (21), voltou a elogiar o presidente Jair Bolsonaro. Segundo Caiado, a gestão bolsonarista é a que mais investe no estado em mais de 60 anos.
“Depois de Juscelino Kubitschek, Bolsonaro foi o presidente da República que mais voltou os olhos para Goiás e que mais investimentos faz no nosso estado”, assegurou o governador. “Não canso de dizer da gratidão que nós, goianos, temos ao presidente Jair Bolsonaro, por esta oportunidade que está sendo dada a Goiás em todos os setores do atual governo”, destacou Caiado.
Na obra da região sudeste, foram investidos R$ 67,5 milhões. Representante do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o secretário-executivo Marcelo Sampaio destacou que desenvolver os estados para propiciar o avanço da economia é uma das metas do governo federal.
“E essa obra faz parte da missão do ministério de promover a infraestrutura necessária, transporte e logística para que possamos alavancar a retomada do crescimento”, afirmou. Sampaio também elogiou as parcerias público-privadas e as gestões com técnicos em posições estratégicas. “Vejo a coragem do setor privado, que investe, que acredita no Brasil. E a coragem do governador Caiado, que tem acreditado e se esforçado para fazer uma boa gestão aqui”.
O trecho entre Catalão e Cumari faz parte de um empreendimento total de 218,5 quilômetros, entre Cristalina e a divisa com Minas Gerais. As intervenções estão sob a responsabilidade da concessionária Eco050, empresa do Grupo EcoRodovias, que administra a BR-050, e até o momento, entregou 198 quilômetros.
Para a conclusão, restam apenas 21 quilômetros, sendo que 9,5 km serão liberados para o tráfego ainda neste mês de setembro. “Atingimos a marca de 91% da extensão duplicada. Isso representa, para quem utiliza a rodovia para transporte de carga, turismo ou mesmo uma viagem de negócios, cerca de 70% de redução do número de óbitos”, anunciou o diretor-superintendente da Eco050, Luis Carlos Lima Salvador.
Em toda sua extensão, a obra possui pista duplicada em cada sentido, com 3,8 quilômetros de canteiro central, 11,3 quilômetros de barreira rígida e um retorno em desnível. Além da duplicação da via, nas frentes de trabalho são executadas melhorias de acessos e de implantação de dispositivos viários. A via liga Brasília a Santos, passando por nove municípios goianos, além dos estados de Minas e São Paulo – neste trecho são 436,6 quilômetros, por onde circulam, diariamente, 60 mil veículos.
Seguindo diretrizes de sustentabilidade, a Eco050 também construiu três novas passagens de fauna. Essas estruturas têm como objetivo facilitar a circulação de animais silvestres, sem a necessidade de atravessar a via, o que diminui o risco de atropelamentos.
Leia mais sobre: Jair Bolsonaro / Ronaldo Caiado / Política