As obras de duplicação das rodovias GO-020/139/147, no trecho entre Bela Vista de Goiás e Cristianópolis, devem começar no segundo semestre deste ano.
A previsão é do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura (Goinfra), Pedro Sales. “O projeto está adiantado, em fase de conclusão. Vamos licitar e minha expectativa é entrar nessa obra no segundo semestre”, disse em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia.
O trecho compreende 41 quilômetros, segundo a Goinfra.
Mais obras
A duplicação da rodovia que liga Morrinhos a Caldas Novas, um desejo antigo dos moradores da região sul, segue sem previsão, uma vez que o contrato atual para as obras deve ser rompido. “No fim do ano passado o TCE orientou pela rescisão desse contrato. Precisamos contratar um novo projeto”, destacou Sales.
O trade turístico de Caldas Novas pode doar o projeto. Esse processo está em andamento e, caso ocorra, cabe à Goinfra executá-lo.
Atualmente, a agência toca ações de conservação e restauração. As obras de pavimentação e duplicação, diz o presidente, devem ser lançadas em março ou abril.
As duplicações previstas para o biênio restante são, além do trecho Bela Vista-Cristianópolis, 25 quilômetros da GO-020/139, entre Cristianópolis e o entroncamento da GO-217; 40 quilômetros da GO-139, entre os entroncamentos da GO-217/213; 14 quilômetros da GO-070, na região da cidade de Goiás; 63 quilômetros na GO-080, entre Nerópolis e o entroncamento da BR-153; e 3,8 quilômetros na GO-330, na entrada de Catalão.
Entre pavimentações, a Goinfra tem planejado a conclusão do asfalto em cinco rodovias: 20 quilômetros da GO-132, entre Minaçu e Colinas do Sul; 32 quilômetros da GO-174, entre Diorama e Montes Claros; 52 quilômetros da GO-230, entre Água Fria de Goiás e Mimoso de Goiás; 38 quilômetros da GO-347, de Santa Terezinha de Goiás a Nova Iguaçu; e 17 quilômetros da GO-439, entre Pilar de Goiás e Guarinos.
Outras que estão no cronograma são: 62 quilômetros da GO-454, na divisa entre Goiás e Mato Grosso; 65 quilômetros da GO-239, na região de Bandeirantes no noroeste goiano; 87 quilômetros da GO-334, entre Nova América e Mozarlândia; 44 quilômetros da GO-336, de Crixás a Nova Crixás; 53 quilômetros da GO-156, de Uirapuru a Santa Marta; 37 quilômetros da GO-154, de Novo Planalto ao Cruzeiro do Norte; 37 quilômetros da GO-132, entre Niquelândia e Colinas do Sul; 103 quilômetros de três trechos da GO-110, na região nordeste de Goiás; 15 quilômetros na GO-591, entre Cabeceiras e divisa entre Goiás e Minas Gerais; 27 quilômetros da GO-473, entre Vila Propício e Lagolândia; 7 quilômetros da GO-338, entre e o entroncamento da GO-080 e Malhador; 69,2 quilômetros da GO-184, na região de Jataí; 71 quilômetros da GO-306, na região de Mineiros; 62 quilômetros da GO-447/112, entre Divinópolis de Goiás e o entroncamento da GO-118; 7,7 quilômetros no Anel Viário no entroncamento da BR-060 e Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia); além da pavimentação de 13,5 quilômetros da GO-451, entre Campo Limpo de Goiás e o entroncamento da GO-433.
Anel viário
Nesta semana, o governador Ronaldo Caiado se reuniu com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para buscar soluções para a construção do Anel Viário de Goiânia.
Sales revela que o plano do governo federal é fazer uma nova concessão para atacar o problema.
“As obras estavam inseridas no contexto da concessão da Triunfo Concebra. Essa concessão não foi bem sucedida. A equação econômica não foi a esperada e gerou consequências judiciais. As obras que precisavam ser feitas, não foram realizadas. O ministro Tarcísio quer negociar a retirada da Triunfo Concebra, junto com o bloco das concessões da 364 e 452, fechar um novo bloco de concessão e incluir as obras no novo bloco. Não é nada simples, é extremamente complexo”, explicou.
Leia mais sobre: Goinfra / pedro sales / Cidades / Destaque 2