05 de dezembro de 2025
Obras Viárias • atualizado em 21/08/2025 às 09:54

Duplicação Catalão a Ipameri será lançada até 25 de agosto, anuncia Adib Elias

Segundo o secretário, a expectativa é que a duplicação transforme não apenas a mobilidade, mas todo o potencial de crescimento regional
Ao Diário de Goiás, Adib Elias destacou o caráter histórico da obra que aguarda mais de 40 anos para sair do papel. Foto: Reprodução.
Ao Diário de Goiás, Adib Elias destacou o caráter histórico da obra que aguarda mais de 40 anos para sair do papel. Foto: Reprodução.

Em entrevista ao editor do Diário de Goiás, Altair Tavares, o secretário estadual de Infraestrutura, Adib Elias confirmou que a duplicação da GO-330, no trecho entre Catalão e Ipameri, será lançada até o próximo dia 25 de agosto. O anúncio oficial também foi feito durante as comemorações de 166 anos do município, nesta quarta-feira (20), em evento que contou também com o vice-governador Daniel Vilela e o prefeito Velomar Rios.

O primeiro subtrecho terá 11,7 quilômetros, ligando o Posto Policial de Catalão ao trevo da GO-305, com investimento de R$ 149 milhões. O projeto prevê restauração e alargamento da pista, nova pavimentação em três camadas de CBUQ, construção de uma ponte de 60 metros sobre o Córrego Cachoeirinha e implantação de três alças de retorno.

Obra aguardada há décadas

Ao Diário de Goiás, Adib Elias destacou o caráter histórico da obra. “Eu acho que não passa do dia 25 de agosto o lançamento. Iria ser até no aniversário da cidade, mas tive a notícia de que ainda não foi homologado o contrato. Provavelmente será lançado no próximo dia 25. Essa é uma duplicação que a região espera há mais de 40 anos, desde quando o Íris ligou Catalão a Bela Vista e a Goiânia. Nós estamos aguardando há muito tempo, e agora ela vai sair do papel”, afirmou.

Segundo o secretário, a expectativa é que a duplicação transforme não apenas a mobilidade, mas todo o potencial de crescimento regional. “Esse é um momento dos mais importantes de toda aquela região, que é altamente produtora. Temos duas fábricas de automóveis, a maior região mineradora do terceiro estado mineral do Brasil, um comércio muito forte, uma universidade importante. Com certeza, essa duplicação vai projetar Catalão para outro patamar. Dentro de, no máximo, cinco anos, o município deverá ter entre 250 e 300 mil habitantes”, projetou.

Logística e desenvolvimento

O vice-governador Daniel Vilela reforçou a importância da obra para a logística e para a segurança no tráfego da rodovia. “Voltaremos em poucos dias com as máquinas em operação. Essa obra é um desejo antigo da população e fundamental para a inteligência logística que vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento de Catalão e de toda a região”, disse.

O prefeito Velomar Rios também comemorou o anúncio, classificando-o como um presente de aniversário para a cidade. “Hoje recebemos o presente mais aguardado, que é a duplicação sentido Catalão–Ipameri. Essa conquista honra o que Catalão representa não só para Goiás, mas para todo o interior brasileiro”, declarou.

Catalão no centro da infraestrutura

Com a ordem de serviço prestes a ser assinada, o governo estadual reafirma Catalão como uma das prioridades em obras de infraestrutura. Para Adib Elias, a duplicação da GO-330 se soma a um conjunto de investimentos que prepara a cidade para ser um dos principais polos urbanos e produtivos de Goiás.

“Essa duplicação é mais que uma obra viária. É a base para que Catalão se consolide como referência nacional em produção, inovação e desenvolvimento”, concluiu o secretário.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado